HomeBebêsAlimentaçãoBLW, uma forma diferente de oferecer a comida para o bebê
blw

BLW, uma forma diferente de oferecer a comida para o bebê

Se você tem um bebê próximo dos seis meses de idade, com certeza já deve ter pesquisado sobre introdução alimentar e se deparou com um tal método BLW. O Baby Led Weaning, que nos últimos anos ganhou cada vez mais adeptos na Europa e nos Estados Unidos, agora está conquistando as mamães brasileiras. Você sabe exatamente como funciona esta diferenciada forma de apresentar os alimentos para o bebê? Hoje vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o BLW.

blw

A criança que escolhe o que deseja comer experimenta mais e, por consequência, se alimenta melhor.

 

Conheça o BLW

O método ganhou nome e conhecimento público em um livro da consultora de saúde britânica Gill Rapley, “Baby-Led Weaning: Helping Your Baby To Love Good Food” (em português seria algo como: Desmame Guiado pelo Bebê: Ajudando seu Filho a Amar Boa Comida). A autora afirma que não se trata de um método novo. Rapley conta que é um processo tão natural, que já é praticado por diversos pais em todo o mundo, e que ela apenas o nomeou. Pense bem, com certeza você já deve ter presenciado uma mãe oferecendo algum alimento, em pedaço, para a criança comer sozinha. Pode ser uma fruta, um brócolis ou até uma cenourinha cozida. Até você mesma, se o seu pequeno já é maiorzinho, em algum momento pode ter realizado a BLW sem perceber.

Já ouviu falar que comemos com os olhos? Então, o bebê também! O método segue a premissa de que quanto mais alimentos o bebê experimentar, melhor ele vai se alimentar. Especialistas que defendem o método afirmam que o próprio desenvolvimento do bebê o leva a comer sozinho. Sentar na vertical, pegar as coisas com a mão e levar à boca são sinais claros de que o pequeno está mais do que preparado para comer sem a ajuda de um adulto.

Basicamente, o método consiste em dar total autonomia para o bebê ao introduzir a alimentação sem papinhas, onde o pequeno come sozinho, sem ajuda. É simples de entender, o BLW prioriza que o bebê de seis meses sente junto da família durante as refeições, deixando disponível os alimentos para que ele escolha sozinho aquilo que mais agradar. Pesquisadores da Nova Zelândia afirmam que bebês que seguem o método são mais propensos a receber exclusivamente leite materno nos primeiros seis meses, pois os pais aguardam os sinais de que ele está preparado para comer. E também dizem que, quando maiores, não têm problemas para participar das refeições em família.

No quesito nutricional, os alimentos ao serem batidos perdem nutrientes, outro ponto positivo para o BLW. Pesquisadores britânicos afirmam que diferente do bebê que se alimenta com papinha, o pequeno que come sozinho tem menos chances de se tonar obeso na vida adulta. O Baby-Led Weaning é um processo completo, que ajuda não apenas na questão alimentar e nutricional, mas também no desenvolvimento motor da criança. Pegar a comida com as mãos e levar à boca parece simples para nós, mas para o pequeno é um grande passo a ser dado.

 

Gostou da ideia? Coloque em prática o BLW com estas dicas

  • Não se apresse nem se afobe! Você não deve ajudar de forma alguma. Lembre-se que o BLW prioriza a vontade e o tempo da criança. Cabe a ele decidir quando e o que ele vai comer. Pode ser que ele não consiga pegar a comida e comer em si, mas ele pode lamber, cheirar ou apenas sentir a textura com as mãozinhas. Com o tempo, ele vai aprender a comer direitinho.
  • Inclua o pequeno em todas as refeições da família e ofereça o mesmo que todos estão comendo. As cenouras podem não ser muito atraentes se a pessoa ao lado estiver comendo batatas fritas com tanto gosto! Veja isso como uma forma de transformar a alimentação da família em um cardápio mais saudável.
  • Respeite a introdução alimentar com a apresentação de um novo alimento a cada dois dias. Em 15 dias ele já terá cerca de 5 a 7 opções diferentes para escolher. No final do 7º mês, ele já terá experimentado praticamente todas as alternativas de um cardápio saudável.
    blw-alimentos-cortados

    Você deve cortar os alimentos de forma que o bebê possa pegar e levar à boca sem problemas.

  • Adapte a comida do bebê para que ele possa pegar tudo sozinho. Com seis meses ele ainda não consegue fazer direitinho o movimento de pinça com o polegar e o indicador, corte de forma que caiba na palma de sua mãozinha.
  • Cozinhe os legumes. Eles ficarão mais fáceis de comer por serem mais macios.
  • Tome cuidado com alimentos que possam causar engasgo mais graves como tomate cereja. E não esqueça de retirar cascas, caroços e sementes antes de oferecer à criança.
  • Depois que ele estiver indo bem com os finger foods, apresente alimentos menores como grãos.
  • Para o caso de purês e papas, você pode deixar a colher para o bebê levar a boca sozinho, ou oferecer com legumes para molhar e comer aos poucos. O pequeno vai se divertir muito e criar o seu próprio paladar com muita variedade.
  • Nunca deixe seu bebê sem supervisão! Sente em frente do pequeno e esteja atento a todos os passos do processo. Lembre-se, assim você acompanhará cada vitória do seu bebê em mais um aprendizado.

 

Agora cabe a você conversar com o pediatra do seu bebê e decidir se este método realmente é possível de ser praticado por sua família. Sabemos que ele exige tempo e atenção e, nos dias de hoje, não é tão simples assim dispor de tudo isso todos os dias. O importante é que façamos sempre o melhor para os pequenos diante das nossas possibilidades. 😉

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Alimentos essenciais para a saúde da criança

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.