HomeBebêsBrinquedos para cada fase do bebê até 1 ano
brinquedos para cada fase

Brinquedos para cada fase do bebê até 1 ano

Cada fase da criança é marcada pelo seu aprendizado, e em cada um deles, você pode ajudar o pequeno com brinquedos diferenciados. Por isso, a faixa etária costuma vir escrito nas caixas dos brinquedos infantis. Mas vale lembrar que cada criança é um indivíduo diferente e o seu desenvolvimento nunca será igual aos demais. É preciso ficar atento aos interesses do pequeno e nunca “forçar a barra” com um brinquedo mais avançado no intuito de acelerar algum aprendizado. Hoje vamos dar dicas de alguns brinquedos para cada fase do bebê, para você se divertir com o pequeno e estimular seu aprendizado. Confira 😉

brinquedos para cada fase

 

Conheça os brinquedos para cada fase do bebê

De 0 a 4 meses

O pequeno ainda está se adaptando ao mundo fora da barriga da mamãe. Os estímulos sensoriais são essenciais nesta fase, para que ele possa ir se conhecendo e entendendo como interagir com o mundo e as pessoas ao seu redor.

  • Comece com móbiles coloridos, com uma suave música para estimular a visão e a audição do bebê.
  • O ginásio de atividades também é uma boa pedida para ajudar a estimular o desenvolvimento cognitivo, desta vez de forma mais completa, como tato, visão e audição.
  • Com o tempo, o interesse em pegar objetos e interagir com eles aumenta, é aí que entram os chocalhos! Eles são perfeitos para o pequeno aprender os conceitos de causa e efeito.
  • Os mordedores são bons para coçar as gengivas que logo começarão a coçar dando indícios do nascimento dos dentes mais para frente.
brinquedos para cada fase ginásio de atividades

Com o ginásio de atividades os pequenos vão estimular o desenvolvimento cognitivo, como visão, audição e tato.

 

De 5 a 8 meses

Nesta fase, o bebê já senta sozinho e está treinando a coordenação motora fina, onde alcança aos objetos de interesse e leva à boca. Aproveite e abuse nos brinquedos com as mais diferentes texturas, tamanhos e formatos, seu pequeno vai adorar descobrir coisas novas! Até um ano e meio, mais ou menos, a forma dos pequenos explorar o mundo inclui degustar o ambiente ao seu redor, por isso ele leva tudo o que pega à boca, para sentir a textura e o gosto dos objetos! Por isso, não esqueça de conferir a segurança! Nunca dê brinquedos com peças pequenas ou partes removíveis capazes de serem engolidas pelo bebê.

  • Ele ainda vai adorar mordedores, pois seus dentinhos já estarão nascendo e este será um grande alívio!
  • Brinquedos interativos, com luzes e sons, vão fazer sucesso nessa época, seu bebê está interagindo cada vez mais com o ambiente a sua volta.
  • Bloquinho de encaixar, empilhar ou enfileirar. Como o bebê está treinando a coordenação motora fina, ele vai adorar colocar as pecinhas no lugar correto.
  • Livrinhos e fantoches também fazem muito sucesso nessa fase, pois ele está mais atento aos estímulos externos e vai adorar uma boa companhia nas brincadeiras!
  • Centros de entretenimento, como aquelas mesinhas de atividades vão fazer o maior sucesso quando o pequeno começar a ficar em pé apoiado em alguma coisa.
  • Bolas e carrinhos, abuse dos brinquedos que estimulam o engatinhar, este é um grande marco no desenvolvimento do bebê!
brinquedos para cada fase montar e empilhar

Brincar de montar e empilhar ajuda a estimular a coordenação fina.

 

De 9 a 12 meses

Agora o bebê já está mais espertinho e com uma melhor noção do mundo ao redor. Ele já deve andar apoiado nos móveis e até ensaiar uns passinhos solo. Adora cores vibrantes e sons que respondem a suas ações! Também já é capaz de encaixar melhor as peças e até distinguir a ordem dos objetos. A recompensa de conseguir terminar uma brincadeira traz uma fofíssima expressão de conquista, você vai amar brincar e estimular seu pequeno nessa fase.

  • Ele ainda vai gostar muito de montar, empilhar e encaixar as pecinhas, e vai melhorando cada vez mais sua coordenação motora fina.
  • Brinquedos com botões também vão fazer muito sucesso! Já com uma melhor sensação de ação e reação, ele vai adorar apertar repetidamente os botões só para ver o que acontece.
  • Brinquedos que estimulem o desenvolvimento físico, como ficar em pé e andar, são ótimos para essa fase, pois estimulam a coordenação motora grossa. O pequeno vai criando confiança na caminhada e, conforme vai treinando, logo estará correndo pela casa!
  • Brinquedos para estimular a linguagem também é essencial nessa fase. Ele já balbucia e até arrisca algumas palavrinhas, aproveite a curiosidade para estimular a comunicação.
  • Livrinhos também são uma ótima pedida para estimular o gosto pela leitura desde pequeno.
  • Estimule o aprendizado! Eles já estão começando a entender conceitos um pouco mais complexos, experimente dar brinquedos que ensinam as formas, cores, números e até letras!
  • Brincadeiras ao ar livre são ótimas nessa fase! Andadores, balanços e gangorras começam a ficar mais divertidos.
brinquedos para cada fase andador

Com a prática vem a perfeição… e logo estará correndo pela casa!

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

11 atividades para bebês que você precisa aprender

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.