HomeBebêsBrinquedos sonoros podem causar danos à audição da criança
audicao da cirianca

Brinquedos sonoros podem causar danos à audição da criança

Dia das crianças chegando e os em brinquedos também!

Educativos, os da moda, os personagens do desenho animado preferido, instrumentos musicais, enfim, o que não falta é opção para presentear as crianças na data que está entre as mais esperadas pelo comércio brasileiro.

Em meio a este cenário, a dica para toda a família é, na hora da compra, se atentar ao selo do INMETRO e as demais condições de segurança que o brinquedo oferece.

E isso vai muito além daquela olhadinha se tem peças pequenas que a criança possa engolir, sabe? Estamos falando de cuidados e prevenção a danos na saúde do bebê e da criança a longo prazos, como os auditivos.

Os brinquedos sonoros são, de fato, muito atrativos, inclusive, para quem presenteia, que busca sempre o encantamento da criança com as luzes e os sons que o brinquedo emite.

Mas, por trás de toda essa magia de luzes e som, aparentemente é inofensiva, pode morar um grande perigo para a audição das crianças.

“A exposição frequente a níveis elevados de ruído pode causar prejuízos irreversíveis à audição desde os primeiros anos de vida. Um carrinho de polícia desses que se encontra nos calçadões, por exemplo, pode registrar até 120 decibéis de ruído; maior que o barulho de um motosserra, que é de 100 decibéis, ou de uma britadeira, que alcança 110 decibéis. Mesmo breves exposições a sons elevados podem trazer riscos, principalmente para crianças pequenas. Portanto, esteja atento na hora de comprar brinquedos. Garantir a segurança dos filhos, com certeza, não tem preço”, explica Isabela Papera, fonoaudióloga da Telex Soluções Auditivas.

Existe uma recomendação da OMS, a Organização Mundial da Saúde, com relação ao volume dos sons que a criança recebe.

De acordo com a OMS, um barulho de 70 decibéis já é desagradável para o ouvido humano e acima de 85 decibéis pode começar a danificar o mecanismo da audição.

O contato frequente com um brinquedo que emite um som elevado pode causar danos auditivos, desde os primeiros anos de vida, afetando para sempre a audição das crianças.

Os menores, de até três anos, são os mais afetados. E a dificuldade de ouvir pode atrasar todo o seu desenvolvimento, seja na área da fala e também no desempenho escolar.

Na lista dos mais barulhentos estão os brinquedos musicais como guitarra elétrica, bateria, tambor e trombeta, que podem emitir sons de até 120 decibéis.

audicao-da-crianca

A fonoaudióloga explica também que, embora o contato com barulho esteja em toda a parte e acabe sendo inevitável, os pais devem tomar este cuidado dentro de casa.  

“As crianças também estão expostas a altos níveis de ruído ao brincar com videogames, frequentar sala de jogos de computadores, assistir desenhos em alto volume na TV, ouvir música em volume alto com fones de ouvido, em celulares ou aparelhagens de som. Em ambientes barulhentos é aconselhável usar protetor auricular nos pequenos”, aconselha a fonoaudióloga, que é especialista em audiologia.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Crianças aprendem mais com personagens humanos do que animais falantes

Aplicativos de vídeos para crianças

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.