HomeBebêsBrotoejas no bebê: entenda as causas e como tratar
brotoejas no bebê

Brotoejas no bebê: entenda as causas e como tratar

Com a chegada da primavera e a proximidade do verão, um problema muito comum começa a preocupar os pais: o aparecimento das brotoejas no bebê. Elas são causadas pelo entupimento das glândulas sudoríparas – em função do forte calor, que aumenta o suor – principalmente nas dobrinhas dos bebês.

É muito comum que as brotoejas afetem áreas como o peito, a barriga, o pescoço, a virilha e o bumbum. Conversamos com a dermatologista Juliana Fonte, que deu dicas para a prevenção e o tratamento das brotoejas no bebê.

brotoejas no bebê

 

Como prevenir as brotoejas no bebê?

“Para prevenir o aparecimento de brotoejas no bebê, os pais devem vesti-lo com roupas frescas nos dias quentes e evitar locais muito abafados, que propiciam o aumento do suor”, explicou a dermatologista, que lembra que é preciso diferenciar as brotoejas de outras dermatites, que exigem um tratamento adequado.

“As brotoejas são lesões que não costumam ter muitos sintomas associados, exceto coceira em alguns casos, diferente das outras dermatites que costumam apresentar dor, febre, prostração, entre outros sintomas”. A febre também favorece o aparecimento das brotoejas, pois o bebê transpira demais. Também tenha atenção ao tecido das roupas do bebê: priorize peças de tecidos naturais, como o algodão.

 

Tratamento para as brotoejas

Manter o bebê em ambientes frescos e ventilados costuma amenizar os sintomas, anulando a necessidade de intervenção médica. “Em casos muito extensos – quando o quadro das brotoejas piora consideravelmente – recomendamos o uso de corticoides de baixa potência e o talco líquido”, explicou a Dra. Juliana, que não recomenda a aplicação de amido de milho, medida bastante disseminada para o tratamento das brotoejas no bebê. “Há risco de aspiração e piora da obstrução das glândulas sudoríparas, caso seja utilizado em quantidade excessiva. O resultado é uma piora no quadro das brotoejas”.

 

Não passe cremes!

Como vimos, o melhor tratamento para as brotoejas é refrescar o bebê. Banhos bem fresquinhos ajudam bastante. Uma dica é deixar a pele secar naturalmente. Se a criança tiver com brotoejas no bumbum, deixe-a um tempo pelada, sem fraldas. Não passe cremes, pois as substâncias presentes no produto podem obstruir ainda mais as glândulas do suor.

brotoejas no bebê

Manter o bebê fresquinho é uma das formas de prevenir o aparecimento das brotoejas no bebê

 

Precisa levar ao médico?

Com as dicas que demos acima, você consegue amenizar as brotoejas no bebê em casa. Mas é importante ter cautela se as erupções não melhorarem em poucos dias ou se elas vierem acompanhadas de febre. Nesses casos, consulte o pediatra!

 

Dermatologista Dra. Juliana Fonte

CREMERS 32.136

Site: http://www.julianafonte.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/dermatologistaportoalegre/  

E-mail: julianafonte@julianafonte.com.br

 

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

O que é o Vernix e para que serve

Como prevenir alergias no bebê?

A importância de lavar o nariz do bebê e como fazê-la corretamente

Como evitar o refluxo no bebê

Cuidados com o ar condicionado no quarto do bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.