HomeComportamentoCampanha pelo desfralde consciente ganha a internet
desfralde consciente

Campanha pelo desfralde consciente ganha a internet

O desfralde é um momento delicado para os pais e, principalmente, para os pequenos. Esse momento não depende da idade, ou seja, não existe uma idade mínima ou máxima para tirar a criança das fraldas. O desfralde deve ser gradual e deve respeitar qualquer obstáculo que a criança tenha. O desfralde forçado pode causar sérios traumas nas crianças!!!

Para conscientizar as mães sobre o desfralde, o blog PsiMama, da psicóloga Nanda Perim, lançou a campanha #DesfraldeConsciente para mostrar que nem todas as crianças estão prontas para abandonar as fraldas na mesma fase e aconselhar os pais a levarem o desfralde da forma mais natural possível.

No Blog, há diversos relatos de especialistas dando dicas sobre o desfralde e alertando os pais sobre o risco de forçar os pequenos a saírem das fraldas. Um dos depoimentos é de Steve Hodges: “Como urologista pediátrico especializado em treino ao toalete, eu lhes digo o seguinte: crianças com menos de três anos não deveriam ter de lidar com o treino ao toalete, tanto quanto não devem cuidar das poupanças para pagar a faculdade”.

Os especialistas dizem que a criança começa a emitir sinais de que está preparada para sair das fraldas por volta dos dois anos e meio. É importante que os pais saibam que forçar a retirada da fralda precocemente pode frustrar a criança e, até mesmo, criar traumas caso ela não esteja preparada.

O desfralde dependo do desenvolvimento cognitivo e também motor da criança. Ela só estará preparada quando conseguir obter controle dos esfíncteres – segurar o xixi e o coco.

desfralde consciente

 

A Campanha Desfralde Consciente

Em relação a campanha lançada pelo Blog PsiMama, Nanda contou em entrevista à Revista Crescer que a campanha #DesfraldeConsciente surgiu após ela ser procurada por uma amiga, que estava inconformada pelo desfralde coletivo promovido pela escola do filho dela. “Ela me disse que o filho estava passando pela semana de desfralde na creche e que as professoras simplesmente falaram para os pais arrancarem as fraldas e mandarem as crianças de calcinha ou cueca. Ela contou que o filho acordava chorando à noite e que as crianças, sem fralda, passavam vergonha por fazer xixi na frente de outras pessoas”, conta.

Se você está procurando uma receita mágica para tirar o seu filho das fraldas, esqueça… Ela não existe! “A criança só vai aprender a respeitar o próprio tempo quando os pais respeitarem o tempo dela”, conclui Nanda Perim – psicóloga e blogueira do PsiMama.

Quer saber mais sobre a campanha #DesfraldeConsciente? Acesse o Blog PsiMama.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.