HomeBebêsVeja como prevenir a cárie de mamadeira
cárie de mamadeira

Veja como prevenir a cárie de mamadeira

A cárie de mamadeira é a forma mais comum da doença entre as crianças menores de 3 anos. Também conhecida como cárie rampante, cárie do lactente e cárie precoce da infância, a condição evolui rápido e pode prejudicar seriamente o desenvolvimento dos dentes de leite.

Conversamos com as odontopediatras Dra. Maria Clara Barros Soubihe e Dra. Renata Leão, da Clínica Infantil Bem, sobre as principais dúvidas que os pais têm sobre a cárie de mamadeira e medidas de prevenção.

cárie de mamadeira

 

O que causa a cárie de mamadeira?

A ingestão de líquidos açucarados durante a noite é a principal causa da cárie de mamadeira, assim como a falta de higiene bucal da criança antes de dormir.

Após a mamada, o leite fica estagnado na boca da criança. Com a diminuição da salivação durante a noite, as bactérias causadoras da cárie e outras infecções se proliferam.

Primeiros dentes do bebê: medidas naturais aliviam incômodo

cárie de mamadeira

 

Dá para prevenir?

“O fator mais importante da prevenção é a determinação e vontade dos pais em removerem o hábito da mamadeira noturna. Pois não se trata de uma tarefa fácil para a maior parte das famílias”, explicaram as odontopediatras, que deram algumas dicas para ajudar as famílias nesta missão:

1ª Dica: Não faça do leite um sonífero. Sempre que possível, evite vincular o ato de mamar com o sono. Isso dificulta a higienização após a alimentação.

2ª Dica: Higienize a boca da criança antes de dormir. Remover o leite ou outros líquidos da cavidade oral das crianças é importante pois durante a noite ocorre uma queda do fluxo salivar que, quando combinada com uma dieta cariogênica (alimentos ricos em açúcar), resulta na cárie de mamadeira.

3ª Dica: Para facilitar a retirada da mamada da noite, de forma gradual, uma dica é diluir o leite gradualmente dia após dia. Assim, com o tempo, a criança irá consumir apenas água.

4ª Dica: Outra ideia é fazer uma troca na rotina do sono. Dar a mamadeira, escovar os dentes e depois ler uma história ou cantar uma música para ajudar a criança adormecer.

5ª Dica: Trocar a mamadeira por um copo também ajuda neste processo. Mostre para a criança que ela já está crescida e que pode tomar o leite em um copo legal e colorido. Depois, sempre escovar os dentes!

Atenção! Para as duas últimas dicas, recomendamos que os pais comuniquem as crianças da mudança na rotina. Não se trata de uma discussão e sim uma comunicação. Avisem que, de hoje em diante, o leite será tomado no copo, ou que, após o leite, os dentes serão escovados. É importante que o processo seja firme, mas gentil!

Dicas para o bebê dormir melhor: a importância da rotina de sono

cárie de mamadeira

 

Já tem dente? Então tem que escovar os dentes!

Após o nascimento do primeiro dentinho, o bebê já pode ser apresentado à sua primeira escova de dentes. 

Confira dicas para escovar os dentes dos pequenos:

  • Use uma escova de dentes recomendada para a faixa etária da criança. Ela deve ter cerdas macias e cabeça pequena.
  • Faça a higiene sempre após as principais refeições, três vezes ao dia.
  • Aproveite que as crianças são observadoras e gostam de copiar nossos gestos, e transforme a hora de escovar os dentes em uma atividade familiar. Os pais e irmãos mais velhos podem escovar os dentes na frente do pequeno. Será mais fácil para ele se adaptar à rotina!
  • Deixe que a criança explore sua escova de dente e tente “escovar sozinha”, sempre com sua supervisão. Para que você consiga finalizar a higienização de forma correta, explique que os papais precisam dar um “brilho final”.
  • Use uma quantidade pequena (bem pequena mesmo, suficiente para “molhar” a escova) de creme dental e não use água no início, somente no final, para enxaguar a boca. Peça para a criança cuspir sempre que ficar com muita saliva acumulada.
  • A higienização deve ser completa: escove a gengiva, dentes e língua.

 

Como escolher o creme dental?

Essa é uma importante questão pois, dependendo da idade da criança, a escolha do creme dental deve ser criteriosa como a ingestão de um medicamento, em função da presença do flúor. “O ideal é que a criança passe por uma avaliação com o odontopediatra. O profissional fará uma avaliação individual para orientar quanto ao uso da pasta com ou sem flúor, além de ser importante que a criança tenha a boca examinada”, orientaram as nossas entrevistadas.

Como escolher o pediatra?

cárie de mamadeira

 

E o leite materno? Causa cáries?

O nome é “cárie de mamadeira” mas muitas famílias têm dúvidas se o leite materno pode causar a condição, já que muitos bebês acabam mamando durante a madrugada. As Dra. Maria Clara Barros Soubihe e Dra. Renata Leão também falaram sobre a questão.

“O leite materno não causa cáries. Trata-se de um alimento adaptado para atender todas as necessidades nutricionais da criança. Além disso, providencia energia para o seu crescimento e desenvolvimento, fornece proteção contra infecções e prepara o trato intestinal do recém- nascido”, esclareceram as profissionais, lembrando que a crença de que a amamentação possa causar cáries tem ligação com a ingestão de outros alimentos.

“Acontece que algumas crianças que são amamentadas no seio, também fazem uso de alimentos cariogênicos como bolachas, iogurtes, sucos, chás açucarados, mel etc. O consumo desses açúcares associados a uma higienização deficiente, causa as cáries. Essas cáries são erroneamente vinculadas a amamentação materna”.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Como evitar o refluxo no bebê

– A primavera chegou! Cuidados com doenças infantis da estação

– Cuidados com o ar condicionado no quarto do bebê

– Como dar remédio para o bebê?

 

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.