HomeBebêsCáries em bebês: o que causa e como prevenir
cáries em bebês

Cáries em bebês: o que causa e como prevenir

Falar de cáries em bebês soa estranho e prematuro para a maioria dos pais, mas é importante saber que a partir do nascimento do primeiro dentinho, a cárie pode sim aparecer! Mesmo antes de completar o primeiro ano de vida, o bebê pode sofrer com manchas e buracos nos dentes.

Conversamos com a Dra. Fabiana M. C. dos Santos, especialista em Odontopediatria, sobre as causas da incidência de cáries em bebês e o que os pais podem fazer para prevenir e preservar a saúde bucal dos pequenos.

Quais são as causas das cáries em bebês?

Para entender o que pode causar as cáries em bebês, você deve saber que a cárie é uma doença, que se instala de acordo com a dieta alimentar, presença de bactérias e a higiene bucal.

Ela começa com uma manchinha branca na superfície do dente. É o primeiro sinal da desmineralização do esmalte do dente, que fica opaco e esbranquiçado. O mau hálito também é um sintoma. “Um dente saudável é liso e brilhante, por isso os pais devem observar sempre o aspecto dos dentinhos do bebê. Se a criança tiver uma dieta rica em açúcares e não tiver uma rotina de escovação adequada, pode desenvolver cáries”, explica a odontopediatra.

cáries em bebês

 

Escovação com creme dental

A escovação deve ser realizada diariamente, sempre após o bebê se alimentar, desde o nascimento do primeiro dente. O creme dental com flúor também pode ser usado, segundo a Dra. Fabiana.

De acordo com estudos atuais, o creme dental com flúor é indicado e seguro desde o primeiro dente desde que apresente quantidade superior a 1000 ppm de flúor. Os pais devem utilizar apenas o equivalente a meio grão de arroz de creme dental na escova de dente, até um ano de idade. Até os três anos, a quantidade de creme pode aumentar para um grão de arroz. E após os 3 anos, um grão de ervilha”, recomendou a odontopediatra.

É um pouquinho mesmo, mas o suficiente para limpar os dentes do bebê de forma saudável.

 

Bebês sem dentes. Como higienizar as gengivas?

Os bebês que ainda não têm dentes também devem ter uma rotina de limpeza bucal diária. Os pais devem usar uma gaze ou fralda de boca limpa, umedecida em água filtrada. “Basta enrolar no dedo e passar sobre a gengiva, bochechas e língua”.

cáries em bebês

 

As mamadas e as cáries

Uma dúvida comum entre as mamães é se a amamentação e a mamadeira favorecem o aparecimento das cáries em bebês. Também consultamos a Dra. Fabiana sobre o assunto e ela esclareceu alguns pontos bastante importantes:

  • Se a amamentação for exclusiva, ela não causa cáries. Mas o primeiro dente nasce por volta dos 6 meses, mesmo período que se inicia a introdução alimentar. Ou seja, a criança entra em contato com alimentos que podem favorecer o acúmulo de bactérias na boca. Então os pais devem escovar os dentinhos (conforme explicamos acima), principalmente antes de dormir.
  • As crianças que mamam na mamadeira, a atenção deve ser ainda maior. A produção de saliva diminui quando a criança está dormindo, ocorrendo a estagnação desse leite sobre a superfície da boca por muito tempo, aumentando a proliferação de bactérias e a liberação de ácidos que corroem os dentes. É ainda mais preocupante se o leite é adoçado (o que não é necessário em nenhuma fase da criança). Após a última mamadeira, a boca deve ser bem limpa e os dentes escovados.
  • Sobre as mamadas noturnas, elas podem sim favorecer o aparecimento de cáries em bebês, principalmente se a criança iniciou a introdução alimentar. A família deve iniciar a retirada da mamada gradualmente (crianças que se alimentam bem durante o dia não precisam mamar durante a madrugada) e sempre limpar a boca da criança caso ela mame.

 

Previna as cáries em bebês

Confira mais dicas da Dra. Fabiana para prevenir os bebês das cáries:

  • O aleitamento materno exclusivo até – pelo menos – os seis meses de vida auxilia na saúde bucal, principalmente através do exercício de sucção, fundamental para o desenvolvimento facial da criança.
  • Não estimule o consumo de alimentos que contenham açúcares, pois são a principal causa do aparecimento de cáries em bebês.
  • A primeira escova de dente deve ter cerdas bem macias e cabeça pequena.
  • A primeira consulta com o odontopediatra deve ser feita o mais cedo possível, de preferência antes do nascimento do primeiro dente para que o profissional oriente a família sobre a higienização correta das gengivas. As consultas devem ser semestrais.

cáries em bebês

 

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Moleira do bebê: entenda sua importância

Primeiros dentes do bebê: medidas naturais aliviam incômodo

Vitamina D para bebês: suplemento previne doenças

Colar de âmbar: riscos e benefícios

Como prevenir alergias no bebê?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.