Como deixar a casa segura para o bebê engatinhar
Se você tem um bebê em casa, com certeza aguardou ansiosamente pelo momento em que o pequeno começou a engatinhar. A fofura desses primeiros passeios são de pura emoção, principalmente para os pais de primeira viagem. Logo ele conseguirá se segurar para ficar de pé, o que também significa acesso a cadeiras, mesas e outras superfícies, além do chão. Então, a família deve preparar a casa e deixá-la segura para o bebê engatinhar.
Deixe o bebê engatinhar com segurança
Selecionamos algumas dicas para você deixar a casa segura para o bebê engatinhar, por cômodo da casa. Mas cada residência tem suas particularidades. Então temos uma recomendação geral: fique na posição de engatinhar, como o bebê, e engatinhe você mesma pela casa. Olhe a sua casa do ponto de vista do bebê e veja o que pode ser perigoso para o pequeno. Analise com cuidado, até os pequenos detalhes. Uma lasca de madeira saindo do pé de uma mesa, por exemplo, pode ser fatal caso engolida.
E lembre-se: deixou cair, pegou na hora! Isso vale para tudo a partir do momento que o bebê começou a engatinhar, principalmente objetos pequenos e perigosos como grampos de cabelo, moedas, alfinetes (dica valiosa para casas onde há costureiras), canetas, lápis, etc.

Casa segura para o bebê engatinhar: a família deve tirar qualquer perigo do caminho!
Em todos os cômodos:
- Amarre cordões de cortinas e persianas, pois o bebê pode se enrolar no pescoço.
- Cole adesivos ou fitas de cores fortes em portas de vidro, na altura dos olhos da criança, para que ela não bata a cabeça.
- Instale grades ou redes protetoras em janelas e varandas. No caso de grades com espaço para que o bebê passe a perna ou o braço, a rede também é necessária.
- Ensine o bebê – desde cedo – que janelas são perigosas, e não o segure “apoiado” na rede de janelas e varandas para olhar a rua. Assim ele não achará “normal” se pendurar.
- Cubra todas as tomadas da casa com protetores próprios, vendidos em lojas especializadas.
- Cubra fios de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.
- Use protetores de quinas em armários e mesas.
- Use protetores de porta, de espuma ou borracha, para evitar que elas fechem e prendam os dedos da criança.
- Se não encontrar esse tipo de acessório, improvise com um tecido atado às maçanetas, que impeça a porta de fechar.
- Se a casa tiver escadas, instale portõezinhos removíveis no alto delas.
- Feche portas de armários e gavetas com travas especiais (você encontra normalmente na mesma loja onde comprou os protetores de tomada).
- Limpe o chão diariamente, com vassoura e um pano úmido. Esse cuidado é importante até para fazer uma varredura em qualquer objeto que esteja escondido em algum cantinho e possa ser achado pela criança.
- Tire produtos de limpeza, remédios, perfumes, inseticidas e outros produtos tóxicos do alcance da criança.
- Não deixe sua bolsa ao alcance da criança.
- Cuidado com espelhos que estejam apenas pendurados. O ideal é parafusá-los à parede.
- Não deixe carregadores de celular em tomadas e nem ao acesso de crianças.

Casa segura para o bebê engatinhar: protetores em todas as tomadas.
- Carregadores de celular são bastante perigosos para o bebê
- Armários devem ser fechados com travas especiais
Sala de estar
- Cuidado com hack ou estantes que balançam. Retire do móvel qualquer objeto que possa cair sobre a criança e machucá-la.
- Se a estante for muito leve, uma dica é parafusá-la à parede. Parece uma medida radical, mas evitará qualquer acidente.
- A TV deve ser presa à parede ou à estante. Se for do tipo “tubo”, ela não deve ficar na beira do móvel.
Sala/Mesa de jantar
- Não use toalha de mesa, pois a criança pode puxar e derrubar alimentos quentes e utensílios pesados, ou de vidro.
- Cuidado com cadeiras leves, que podem virar caso a criança se pendure.
Cozinha
- Facas, objetos que quebram, panelas pesadas e outros itens perigosos devem ficar fora do alcance da criança.
- Feche armários com travas especiais (você encontra normalmente na mesma prateleira dos protetores de tomada).
- Coloque latas de lixo em um lugar pouco acessível.
- Se o bebê ficar na cozinha com você (ele nunca pode estar no cômodo sozinho), deixe uma porta de armário acessível para o pequeno, com utensílios leves e seguros. Crianças normalmente adoram potes de plástico.
- Fique de olho para que o bebê nunca se aproxime do fogão enquanto ele estiver sendo usado. É bom ensiná-lo de que é um lugar perigoso.
- Não carregue comida ou bebidas quentes com o bebê no colo ou se ele estiver engatinhando na cozinha.
- Mantenha alimentos quentes longe da borda de mesas e pias.
- Não segure o bebê no colo quando estiver no fogão cozinhando e cuidados com molhos que espirram se ele estiver no chão.
- Vire os cabos das panelas para dentro do fogão.
- Quando comprar um fogão novo, prefira um que tenha a porta do forno pesada, difícil de ser aberta por uma criança.
Banheiro e Área de serviço
- O bebê não deve ter acesso ao banheiro e áreas de serviço. Crianças pequenas podem se afogar em poucos centímetros de água, como a do vaso sanitário ou de um balde.
Quarto do bebê
- Deve ser um ambiente seguro, desde o nascimento.
- Tapetes próprios para o quarto infantil são recomendados para amortecer quedas e propiciar um ambiente aconchegante para as brincadeiras.
- Cuidado com brinquedos que não sejam próprios para a idade da criança.
- Se o berço tiver rodinhas, deixe-as travadas.

Casa segura para o bebê engatinhar: tapetes deixam o quarto do bebê mais confortável e propício para as brincadeiras
Quintal
- Nunca deixe o bebê sem supervisão perto de piscinas ou baldes.
- Um ótimo investimento é a instalação de cercas de pelo menos 1,2 m de altura em volta de piscinas.
- Mantenha portões sempre fechados e instale telas protetoras na altura da criança.
- Cuidado com vasos de plantas. Vale investigar cada espécie que você tem em seu quintal para verificar se não é venenosa. Parece exagero mas há flores, por exemplo, que são extremamente perigosas se forem engolidas.
- Não deixe a ração ou recipiente de água de animais de estimação ao alcance da criança.
Pode usar o andador?
O andador é um acessório bastante usado por algumas famílias, principalmente quando o bebê começa a engatinhar. Mas vale lembrar que acessório não é recomendado por que oferece riscos de acidente, principalmente por conta da falta de supervisão e a falsa sensação de segurança.
O Canadá proibiu em 2004, de forma pioneira, a fabricação e venda do andador em todo o país. A posse do equipamento pode levar à pessoa uma multa de até 100 mil dólares ou seis meses de prisão.
A Aliança Europeia para Segurança Infantil aponta o equipamento como o principal causador de acidentes e lesões em bebês, sendo 90% deles na região da cabeça principalmente por conta da velocidade que os pequenos alcançam, que vai muito além da coordenação motora deles.

Deixe o bebê engatinhar: o uso de andador não é recomendado pelos especialistas
Confira outros motivos para não usar o andador:
Atraso dos primeiros passinhos – diferente do que os pais pensam, o andador faz com que o bebê demore mais para andar. O pequeno precisa passar por todas as fases do desenvolvimento motor para somente depois começar a andar. Isso inclui sentar, engatinhar e ficar em pé sozinho primeiro. Usar o andador atrasa esses marcos importantes no desenvolvimento.
Prejudica as articulações – a criança que ainda não consegue ficar em pé sozinha não pode ser colocada no andador porque os músculos das perninhas ainda não estão fortalecidos o suficiente. Sendo assim, o acessório pode causar lesões nas articulações que ainda estão mais “frouxas”. Inclusive, quanto mais tempo ele passa no andador, menos ele engatinha, e esse exercício de sentar e levantar é justamente a maneira do corpo preparar os músculos para o bebê andar sozinho.
Forma errada de pisar – por adotar uma postura incorreta quando fica no andador, o bebê fica mais suscetível a ter problemas futuros na coluna, de postura e até na forma de caminhar.
O importante é não ter pressa! Geralmente o bebê costuma dar seus primeiros passinhos aos 9 meses, sendo capaz de andar sozinho apenas aos 15 meses. Aproveite para deixar o bebê engatinhar sem pressa e que ele aprenda a explorar a casa, com segurança. Se você optar por usar o andador mesmo com as recomendações dos especialistas, nossa dica é não usar o acessório por muito tempo. Redobre a atenção e fique sempre perto do bebê enquanto estiver no andador para evitar acidentes!
Com informações do BabyCenter
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Brinquedos sonoros podem causar danos à audição da criança
A importância de ler para bebês