HomeBebêsCaxumba: atente-se para as doses de vacina e previna o vírus
caxumba

Caxumba: atente-se para as doses de vacina e previna o vírus

A tão temida Caxumba!

Muita gente não conhece ou não teve caxumba, mas, já ouviu falar a respeito e teme a doença que não tem tratamento específico, mas, pode ser prevenida com vacina.

 

E é sobre isso que vamos falar por aqui: Caxumba!

 

Conversamos com a médica pediatra Dra. Ana Escobar sobre a doença. Ela deu orientações de como prevenir a doença.

Dra. Ana alerta para a importância de tomar todas as doses da vacina para que a prevenção seja, de fato, eficaz. Tomar as duas doses da vacina, praticamente, eliminam as chances de contrair o vírus.

dededede

“Só assim as células do sistema imunológico produzem uma memória de agente agressor e geram anticorpos. Alguns pais acham que só uma dose é suficiente, mas não é. Manter a carteira de vacinação em dia é um hábito que faz bem para a família toda”, reforça a pediatra.  .

Mas, como se pega Caxumba?

 

A caxumba é uma doença transmitida por um vírus. Este vírus atinge uma ou as duas de nossas glândulas salivares, as parótidas, que ficam na região do queixo, uma de cada lado, fazendo uma inflamação. Por isso a caxumba também é conhecida como “parotidite”.

 

E como acontece essa transmissão?

Uma pessoa contaminada elimina os vírus na saliva. A saliva, portanto, é o meio de contágio. Ao falar, estes vírus podem “pegar carona” em microgotículas de saliva que ficam no ar em dispersão.

Se uma pessoa susceptível está por perto, estes vírus podem entrar no seu organismo e, dependendo da situação imunológica, esta pessoa desenvolve ou não a caxumba.

Portanto, pega-se caxumba por meio de gotículas de saliva recém eliminadas por uma pessoa contaminada e dispersas por alguns segundos pelo ar.

Existe tratamento para a caxumba?


Não! A doença é causada por um vírus para o qual não há nenhuma terapêutica específica.

O tratamento mais importante consiste em uma boa alimentação, hidratação e repouso. Principalmente o repouso, para que o sistema imune utilize nossas energias para  nos defender e evitar as complicações.

Importante lembrar que a primeira dose da vacina contra a caxumba deve ser dada nas crianças com 1 ano de idade.

Ela faz parte de da vacina chamada SCR ( para sarampo, caxumba e rubéola).

Aproveite a ocasião e confira se seu seu filho pequeno a recebeu. Há também uma dose de reforço que deve ser dada ao redor de 18 meses.

Duas doses, portanto, são essenciais para garantir uma imunidade mais completa a Dra.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

O que é o Vernix e para que serve

Como prevenir alergias no bebê?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.