HomeBebêsCDC revê diretrizes para limpeza das bombas de leite
limpeza das bombas de leite

CDC revê diretrizes para limpeza das bombas de leite

Nos Estados Unidos, o Centro de Controle de Doenças, CDC, decidiu rever as normas para limpeza das bombas de leite depois que um bebê de 21 dias foi diagnosticado com uma infecção grave que causou paralisia cerebral. A recomendação inicial era de limpar o aparelho somente após o uso. Nosso post de hoje vai explicar o caso e as novas recomendações do órgão.

limpeza das bombas de leite

A limpeza das bombas de leite deve ser feita sempre antes e após o uso, segundo as novas diretrizes do CDC.

 

Entenda o caso que levou o CDC a rever as normas de limpeza das bombas de leite

Uma bebê nasceu prematura de 29 semanas, pesando 1,405 kg e precisou se alimentar com uma mamadeira ainda no hospital. Na época, a mãe extraiu o leite com uma bomba hospitalar. Após a alta, a mãe continuou seguindo o mesmo procedimento, extraindo o leite materno com uma bomba de uso pessoal, armazenando e depois oferecendo à pequena. Aos 21 dias a pequena apresentou um quadro grave de convulsões e infecção generalizada.

Foi feita uma análise completa para descobrir a fonte da bactéria que infectou o bebê. A conclusão da investigação foi que a bebê havia sido infectada pela bactéria Cronobacter sakazakii encontrada na bomba que a mãe utilizava em casa. O leite armazenado congelado também apresentou a bactéria.

Segundo a mãe da bebê, o processo de limpeza da bomba era feito sempre após o uso. As peças eram lavadas com água e sabão e deixadas de molho em água fervendo por, aproximadamente, cinco horas, para depois serem guardadas em um recipiente plástico fechado.

Apesar deste ter sido o primeiro caso de infecção grave que chegou ao CDC que, inclusive, resultou em paralisia cerebral, o órgão resolveu revisar suas diretrizes em relação a limpeza das bombas de leite e lançou um documento com as novas recomendações.

 

Conheça as novas recomendações para limpeza das bombas de leite

 

Antes de cada uso

  • lave bem as mãos com água e sabão;
  • limpe todas as peças da bomba, incluindo o interruptor, com um papel toalha e álcool;
  • analise bem o equipamento enquanto monta, verificando se contém partes mofadas ou sujas. Em caso de mofo, descarte a peça com problema e substitua imediatamente.

Após cada o uso

  • armazene o leite imediatamente após a extração em recipientes próprios para isso, como saquinhos ou potinhos. Não esqueça de colocar a data e o horário direitinho;
  • lave todas as partes da bomba com água e sabão neutro em um recipiente limpo, como uma bacia, nunca na pia com outros utensílios. Utilize sempre a escova exclusiva para este fim;
  • enxágue em água corrente;
  • para secar, sempre deixe as peças em cima de um pano ou papel toalha limpo. Você pode utilizar um secador no finalzinho para garantir que esteja tudo bem sequinho;
  • em caso de lavagem na máquina de lavar louças, certifique-se de que as partes estão todas dentro de um saquinho específico para este fim, para nunca entrar em contato com outras louças ou sujeira do local. O processo de secagem deve seguir o mesmo procedimento da lavagem manual descrita no item anterior.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Como tirar, armazenar e descongelar o leite materno

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.