Chá de apresentação do bebê faz sucesso entre famílias modernas
Você já ouviu falar no chá de apresentação do bebê? É uma tendência em alta nas famílias brasileiras, uma espécie de chá de bebê após o nascimento da criança.
A ideia surgiu como uma forma de apresentar o novo membro da família para amigos próximos e familiares em uma só ocasião, evitando aquela “maratona” de visitas no pós-parto, que pode ser muito cansativa para os pais.
Também é conhecido como “chá de boas-vindas” ou “début do bebê”.
Mamães modernas adoram a proposta!
O pós-parto é um período delicado, onde a nova família precisa de tranquilidade e privacidade para aprender a lidar com a nova fase, principalmente se for o primeiro filho do casal. Então, nem sempre as mães estão dispostas a receber visitas neste momento, quase que diariamente dependendo da demanda. Algumas preferem não receber visitas neste período, incluindo nos primeiros dias na maternidade.
▷ Visitas na maternidade: e se eu não quiser?
Com isso, o chá de apresentação do bebê une o útil ao agradável. Além de apresentar o bebê para as pessoas querida, a família consegue descansar durante o pós-parto.
Quando realizar o chá de apresentação do bebê?
Não há uma regra. A nova mamãe é quem vai definir quando está pronta para abrir sua casa e receber todos para o chá. Mas é normal que ele aconteça cerca de 30 dias após o parto, uma ótima oportunidade também para comemorar o primeiro mesversário do bebê.
▷ Mesversário do bebê: um guia completo
Dicas para organizar o chá de apresentação do bebê:
- Para todos entenderem que as visitas do bebê serão reservadas para a ocasião, os pais devem preparar um convite que deve ser enviado logo após o nascimento do bebê. É simpático já adiantar uma foto do pequeno e comunicar que a família irá realizar o chá de apresentação do bebê (com dia, local e horário de início e término).
- Peça ajuda para uma das avós ou tias do bebê para organizar o evento;
- Apesar de muitas famílias optarem por uma comemoração que lembra bastante o chá de bebê, com mesa decorada e até lembrancinhas, essa não é uma regra. Pode ser apenas uma reunião simples em casa. Fica a critério de cada família!
- Caso a mãe queira uma decoração temática, uma ideia é usar o tema do quarto do bebê.
- O evento deve ser a tarde e durar no máximo 4 horas, para não ficar muito cansativo para a mamãe.
- A rotina do bebê deve ser respeitada, com as sonecas e as mamadas, e deve-se evitar colocá-lo no mesmo ambiente com uma grande concentração de pessoas. Então, nossa dica é manter o pequeno em seu quarto e os pais podem levar as pessoas para conhecê-lo, aos poucos.
- No chá de apresentação do bebê, não há lista de presentes. O ideal é que o próprio convidado escolha com o que presentear a criança.
- No cardápio, opte por opções rápidas e que possam ser servidas pelos próprios convidados. Disponibilize uma mesa com sanduíches, salgadinhos, tortas e bolos. Os docinhos decorados também ficam um charme e ajudam a decorar a festa!
A blogueira Rúbia Baricelli e o artista plástico Henrique Tomaz aderiram a ideia para apresentar a pequena Helena para amigos e familiares. Confira as fotos e inspire-se para realizar o seu chá de apresentação (Fotos Thalita Castanha):
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Inspiração para ensaio fotográfico com o bebê: Smash the Fruit