HomeBebêsChá de apresentação do bebê faz sucesso entre famílias modernas
chá de apresentação

Chá de apresentação do bebê faz sucesso entre famílias modernas

Você já ouviu falar no chá de apresentação do bebê? É uma tendência em alta nas famílias brasileiras, uma espécie de chá de bebê após o nascimento da criança.

A ideia surgiu como uma forma de apresentar o novo membro da família para amigos próximos e familiares em uma só ocasião, evitando aquela “maratona” de visitas no pós-parto, que pode ser muito cansativa para os pais.

Também é conhecido como “chá de boas-vindas” ou “début do bebê”.

chá de apresentação

Mamães modernas adoram a proposta!

O pós-parto é um período delicado, onde a nova família precisa de tranquilidade e privacidade para aprender a lidar com a nova fase, principalmente se for o primeiro filho do casal. Então, nem sempre as mães estão dispostas a receber visitas neste momento, quase que diariamente dependendo da demanda. Algumas preferem não receber visitas neste período, incluindo nos primeiros dias na maternidade.

Visitas na maternidade: e se eu não quiser?

Com isso, o chá de apresentação do bebê une o útil ao agradável. Além de apresentar o bebê para as pessoas querida, a família consegue descansar durante o pós-parto.

chá de apresentação

 

Quando realizar o chá de apresentação do bebê?

Não há uma regra. A nova mamãe é quem vai definir quando está pronta para abrir sua casa e receber todos para o chá. Mas é normal que ele aconteça cerca de 30 dias após o parto, uma ótima oportunidade também para comemorar o primeiro mesversário do bebê.

Mesversário do bebê: um guia completo

 

Dicas para organizar o chá de apresentação do bebê:

  • Para todos entenderem que as visitas do bebê serão reservadas para a ocasião, os pais devem preparar um convite que deve ser enviado logo após o nascimento do bebê. É simpático já adiantar uma foto do pequeno e comunicar que a família irá realizar o chá de apresentação do bebê (com dia, local e horário de início e término).
  • Peça ajuda para uma das avós ou tias do bebê para organizar o evento;
  • Apesar de muitas famílias optarem por uma comemoração que lembra bastante o chá de bebê, com mesa decorada e até lembrancinhas, essa não é uma regra. Pode ser apenas uma reunião simples em casa. Fica a critério de cada família!
  • Caso a mãe queira uma decoração temática, uma ideia é usar o tema do quarto do bebê.
  • O evento deve ser a tarde e durar no máximo 4 horas, para não ficar muito cansativo para a mamãe.
  • A rotina do bebê deve ser respeitada, com as sonecas e as mamadas, e deve-se evitar colocá-lo no mesmo ambiente com uma grande concentração de pessoas. Então, nossa dica é manter o pequeno em seu quarto e os pais podem levar as pessoas para conhecê-lo, aos poucos.
  • No chá de apresentação do bebê, não há lista de presentes. O ideal é que o próprio convidado escolha com o que presentear a criança.
  • No cardápio, opte por opções rápidas e que possam ser servidas pelos próprios convidados. Disponibilize uma mesa com sanduíches, salgadinhos, tortas e bolos. Os docinhos decorados também ficam um charme e ajudam a decorar a festa!

 

A blogueira Rúbia Baricelli e o artista plástico Henrique Tomaz aderiram a ideia para apresentar a pequena Helena para amigos e familiares. Confira as fotos e inspire-se para realizar o seu chá de apresentação (Fotos Thalita Castanha):

chá de apresentação

chá de apresentação chá de apresentação chá de apresentação chá de apresentação

 

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Inspiração para ensaio fotográfico com o bebê: Smash the Fruit

Ensaios de fotos de bebês com cachorros são puro amor

O encanto do ensaio newborn com os pais

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.