HomeBebêsMito ou verdade: chupar dedo ou chupeta deforma a boca?
chupar dedo ou chupeta

Mito ou verdade: chupar dedo ou chupeta deforma a boca?

Verdade! O hábito de chupar dedo ou chupeta alteram o desenvolvimento do osso do palato, mais conhecido como céu da boca, estimulando seu crescimento anormal. Porém, não precisa se desesperar! A prática é usada para ajudar o bebê a se acalmar e, muitas vezes, pegar no sono, pois a sucção tranquiliza o pequeno, por isso você não precisa descartá-lo completamente. Se você tomar consciência de que a criança deve parar com este hábito antes dos três anos, as alterações acabam voltando ao normal.

Vale ressaltar, porém, que as crianças que perpetuam o hábito por muito tempo, até a troca dos dentes de leite, precisam não somente usar aparelhos ortodônticos, mas acabam necessitando da ajuda de uma fonoaudióloga para corrigir problemas de deglutição e fala, tudo por conta da má posição da língua que durou muitos anos.

chupar dedo ou chupeta

 

Chupar dedo ou chupeta, como evitar a deformação da boca

 

chupar dedo ou chupeta

É possível ver bebês chupando o dedo ainda na barriga por meio do ultrassom!

Como este hábito é criado por conta da necessidade do bebê de um acalento para se acalmar por meio da sucção, um hábito que vem já desde o útero – perceba que muitos bebês são “pegos” na ultrassom chupando o dedo. Vale limitar o uso do acessório apenas para as sonecas e a noite para dormir.

Se você percebe essa necessidade no seu bebê, vale aguardar o primeiro mês passar para oferecer a chupeta, pois ela pode causar uma confusão de bico e atrapalhar a amamentação. Nunca molhe no açúcar ou no mel para dar à criança por conta de cáries, e, como o mel pode estar contaminado com  bactérias perigosas ao organismo em formação do bebê, ele nunca deve ser oferecido.

Para que o seu filho não sofra com os problemas causados por este hábito, é preciso que você já comece a tirar o dedo ou a chupeta aos dois anos de idade, para que, aos três, ele não tenha mais o costume de utilizar nenhum deles. E também porque o tempo em que usou foi muito pouco, e como ainda não se apegou muito, sua falta não será muito sentida, facilitando o desapego.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Vilã ou mocinha? Conheça os prós e contras da chupeta

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.