Mito ou verdade: chupar dedo ou chupeta deforma a boca?
Verdade! O hábito de chupar dedo ou chupeta alteram o desenvolvimento do osso do palato, mais conhecido como céu da boca, estimulando seu crescimento anormal. Porém, não precisa se desesperar! A prática é usada para ajudar o bebê a se acalmar e, muitas vezes, pegar no sono, pois a sucção tranquiliza o pequeno, por isso você não precisa descartá-lo completamente. Se você tomar consciência de que a criança deve parar com este hábito antes dos três anos, as alterações acabam voltando ao normal.
Vale ressaltar, porém, que as crianças que perpetuam o hábito por muito tempo, até a troca dos dentes de leite, precisam não somente usar aparelhos ortodônticos, mas acabam necessitando da ajuda de uma fonoaudióloga para corrigir problemas de deglutição e fala, tudo por conta da má posição da língua que durou muitos anos.
Chupar dedo ou chupeta, como evitar a deformação da boca
Como este hábito é criado por conta da necessidade do bebê de um acalento para se acalmar por meio da sucção, um hábito que vem já desde o útero – perceba que muitos bebês são “pegos” na ultrassom chupando o dedo. Vale limitar o uso do acessório apenas para as sonecas e a noite para dormir.
Se você percebe essa necessidade no seu bebê, vale aguardar o primeiro mês passar para oferecer a chupeta, pois ela pode causar uma confusão de bico e atrapalhar a amamentação. Nunca molhe no açúcar ou no mel para dar à criança por conta de cáries, e, como o mel pode estar contaminado com bactérias perigosas ao organismo em formação do bebê, ele nunca deve ser oferecido.
Para que o seu filho não sofra com os problemas causados por este hábito, é preciso que você já comece a tirar o dedo ou a chupeta aos dois anos de idade, para que, aos três, ele não tenha mais o costume de utilizar nenhum deles. E também porque o tempo em que usou foi muito pouco, e como ainda não se apegou muito, sua falta não será muito sentida, facilitando o desapego.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.