HomeBebêsVale a pena investir em uma chupeta ortodôntica?
chupeta ortodôntica

Vale a pena investir em uma chupeta ortodôntica?

O uso da chupeta é um dos assuntos mais polêmicos da maternidade. A maioria dos especialistas condena o acessório, que pode causar má posição dentária, distúrbios respiratórios, dificuldade no aleitamento materno, alterações na fala, desequilíbrio na musculatura facial e dependência psicológica. Mas a tentação é grande, principalmente quando as mães são influenciadas pela propaganda de modelos que parecem menos nocivos, como a chupeta ortodôntica.

Será que esses modelos, quase sempre mais caros, são realmente melhores do que a chupeta convencional? Conversamos com as odontopediatras Dra. Maria Clara Barros Soubihe e Dra. Renata Leão e com a fonoaudióloga Dra. Bruna Marcondes Ribeiro Casson, profissionais da Clínica Infantil Bem, sobre o acessório.

chupeta ortodôntica

 

A chupeta ortodôntica prejudica a dentição?

“Todas as chupetas são prejudiciais em alguma forma. A chupeta ortodôntica cumpre seu papel para a ortodontia, ou seja, combate com mais eficiência a mordida aberta, má oclusão comum para os usuários de chupeta. Mas esse resultado não é uma garantia e a influência da chupeta para a respiração é extremamente nociva. Essas chupetas posteriorizam mais a língua e promovem uma respiração oral”, explicaram as odontopediatras.

As profissionais também falaram sobre os modelos mais atuais de chupeta ortodôntica, com a base mais fina. “Esse tipo de modelo tem a base menos volumosa quando comparada com os outros tipos de chupeta. Ela pode causar deformidades dentárias menos expressivas, porém continua tendo um efeito nocivo para a respiração e o desenvolvimento craniofacial das crianças, além dos fatores psicológicos. Caso seja muito necessário comprar uma chupeta, recomendamos que seja com o bico reto, sem bichinhos pendurados, sem clipes presos nas roupas, sem argolas (caso tenha argola, veja se é possível removê-la)”, recomendaram.

chupeta ortodôntica

Desenvolvimento da fala também é prejudicado

O desenvolvimento da fala também pode ser afetado pelo uso prolongado da chupeta, mesmo sendo um modelo ortodôntico. “Algumas alterações causadas pelo uso da chupeta são a flacidez dos músculos da face, respiração oral, mordida aberta e mal posicionamento da língua por exemplo, Essas alterações podem acabar gerando uma dificuldade na produção de alguns sons da fala”, explicou a fonoaudióloga.

Há um período “seguro” para usar o acessório? Qual a idade limite para os pais retirarem o hábito?

“A chupeta é um acessório utilizado para acalmar as crianças. Em inglês é chamada de “pacifier“, ou seja , pacificadora. É um hábito introduzido pelos pais em momento de desespero no qual a criança não para de chorar. Sendo assim, não condenamos e nem julgamos as famílias que recorreram a esse acessório em momentos como esse. Nossa intenção é convidar a todos para uma reflexão sobre o uso da chupeta”, alertaram as odontopediatras, que acreditam que não há um período “seguro” para o uso da chupeta.

Elas compartilharam algumas dicas para as famílias:

  • Não compre uma chupeta como parte do enxoval do bebê. Você não sabe se ele irá precisar.
  • Lembre-se que crianças choram. Não utilize a chupeta como um silenciador. Procure entender os motivos pelo o qual a criança está chorando. Use a chupeta em último caso e nunca coloque açúcar ou outros calmantes no bico.
  • Não permita que a criança fique dependente da chupeta e passe o dia todo com o acessório.
  • A amamentação em livre demanda quase sempre supre a necessidade de sucção dos bebês, não sendo necessária a introdução da chupeta.

Importante: Usar chupeta no período da amamentação pode promover uma diminuição da frequência da mamada e, em média, as crianças que usam chupeta são mais propensas ao desmame precoce. Então, não há uma idade ideal. Quanto antes retirar o hábito, melhor.

chupeta ortodôntica

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Como estimular o bebê a falar? Confira 12 dicas de fonoaudióloga

Como fazer o bebê dormir no berço? Conheça os métodos mais famosos

Kit Higiene do bebê: tudo o que você precisa saber!

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.