HomeBebêsAmamentaçãoComo congelar leite materno? Respondemos as principais dúvidas
como congelar leite materno

Como congelar leite materno? Respondemos as principais dúvidas

Se você pretende manter a amamentação após o fim da licença maternidade e em passeios mais longos sem o bebê, você deve aprender como congelar leite materno. A medida é essencial para guardar o alimento de forma segura, sem o risco de contaminação.

Preparamos um guia completo, com todo o passo-a-passo e possíveis dúvidas que podem surgir sobre o processo.

Posso tirar o leite manualmente? Ou tenho que usar uma bombinha?

Você pode tirar o leite das duas formas e congelá-lo. Não existe uma forma ideal e sim uma que se adapta à sua rotina. Mas a bombinha tem a vantagem de já vir com alguns recipientes próprios para o congelamento e a ordenha é mais rápida.

como congelar leite materno

Como congelar leite materno? Uma das vantagens das bombinhas é tirar o leite diretamente em recipientes próprios para o congelamento

Quais potes posso usar para congelar o leite?

Além dos potinhos que vêm junto com a bombinha, você pode armazenar em mamadeiras esterilizadas (que tenham tampas) ou em qualquer recipiente de vidro com tampa de plástico. Tudo deve ser esterilizado. Também existem saquinhos próprios à venda no mercado.

Como esterilizar o pote?

A forma mais simples de esterilizar os potes ou mamadeira é usar água fervente, por 15 minutos. Você também pode usar esterilizadores elétricos ou de micro-ondas.

Para secar, não use pano de prato. Deixe o recipiente de boca para baixo em cima de uma toalha seca e limpa (sem uso). Só coloque o leite quando estiver totalmente frio.

E se eu não conseguir encher um pote? Como congelar leite materno aos poucos?

Você pode congelar a quantidade de leite que conseguir e, depois, juntar com outras tiradas para completar uma mamada. Não encha o recipiente até a boca – deixe pelo menos dois centímetros até a borda do pote.

Não pode guardar um pouco e depois tirar mais leite?

O ideal é que o leite seja congelado imediatamente após a ordenha, para minimizar a proliferação de bactérias. Mas, se não houver possibilidade de fazer isso imediatamente, guarde o leite em geladeira por até 12 horas ou em temperatura ambiente, por até duas horas.

como congelar leite materno

Como congelar leite materno? Você pode usar potes ou saquinhos próprios para o congelamento.

Quanto tempo o leite pode ficar congelado?

No congelador ou freezer é possível armazenar o leite materno por até 15 dias – mas é preciso manter a temperatura em pelo menos -10ºC. Há pessoas que afirmam que o leite pode ficar mais tempo congelado, mas essas são as orientações dos principais órgãos de vigilância sanitária e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Para facilitar o controle das ordenhas congeladas, use uma etiqueta com a data do congelamento.

Como descongelar?

Deixe o recipiente dentro de um pote com água morna. Nunca ferva ou esquente o leite materno diretamente no fogo. Ele perde os seus benefícios se for superaquecido. Por isso, também não é aconselhável usar micro-ondas. E, um lembrete importante: não congele novamente o leite descongelado. As sobras devem ser descartadas.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais sobre amamentação:

Concha para amamentação: Precisa comprar?

10 erros que atrapalham amamentação e como resolvê-los

Amamentação cruzada traz riscos para o bebê

Picolé de leite materno é seguro?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.