HomeBebêsComo cortar a unha do bebê sem machucá-lo?
unha do bebê

Como cortar a unha do bebê sem machucá-lo?

Para os papais de primeira viagem, cortar a unha do bebê pode ser um desafio e tanto! Pequenininhas como são, elas crescem rápido e podem precisar ser aparadas até duas vezes por semana. 

Mas é super necessário! Ao manter as unhas do seu amor curtas e lisas, você impede que ele se arranhe e explore seu mundinho com mais segurança. Além disso, uma unha grande pode acomodar agentes bacterianos e virais embaixo dela, podendo ser uma fonte de contaminação.

unha do bebê

Quando cortar a unha do bebê?

Sabe o lema de que “cada caso é um caso”? Ele se encaixa perfeitamente quando o assunto é cortar a unha do bebê. Isso porque não há um momento exato para os pais começarem a apará-la. É preciso estar atento às demandas de cada criança.

Alguns bebês podem até mesmo nascer com a unha maior e acabar se arranhando ainda na maternidade. Isso faz com que o primeiro corte seja feito ali mesmo. Já para outros bebês, o momento pode demorar um pouco mais para chegar. Portanto, a regra é cortar a partir do momento que começarem a causar arranhões.

unha do bebê

Como cortar as unhas

Cortar as unhas de um bebê quando ele está se contorcendo é quase impossível, então o truque está em esperar ele dormir! Para as unhas mais finas, os papais podem usar apenas uma lixa para aparar.

Já para o corte das unhas em si, os cortadores infantis a tesoura para bebês que tem a ponta arredondada são as melhores opções. Ambos devem ser higienizados antes do uso.

Para os pais com medo de machucarem o bebê nesse momento, saiba que existem alguns macetes que podem ajudá-los. Para ficar mais fácil de entender a partir de onde a unha deve ser cortada, pressione suavemente a raiz da unha do bebê. 

Isso fará com que a parte branca, que será tirada, fique mais nítida em contraste com o tom avermelhado que surge por toda a unha ao apertá-la. Ainda com a pressão para que a unha fique grudada com a pele abaixo dela, o corte deve acompanhar o formato do dedo do bebê, sem arredondar as pontas.

unha do bebê

E os pézinhos?

As unhas dos pés crescem mais lentamente e são geralmente muito macias. Dessa forma, aparar mensalmente é geralmente suficiente. Os pais devem fazer com que o corte das unhas seja reto, e não tão rente quanto o das mãos.

Por ser uma unha muito fina, é importante deixá-la sobrar um pouco para que os cantos, quando crescerem, não encravem. Caso o corte tenha saído errado e a unha do bebê comece a mostrar sinais de que está encravando, os pais podem recorrer à compressas de água no local. Não é recomendado o uso de nenhuma medicação sem prescrição médica.

unha do bebê

Se machucar, nada de desespero

Mesmo com todos os cuidados, pequenos acidentes podem acontecer nesse momento, como a tesoura escapar da mão ou quando a unha é cortada um pouco além.

Caso isso aconteça, é preciso respirar fundo e retomar a calma, pois a situação é mais comum do que se imagina. O primeiro passo é lavar o machucado do bebê com água e sabão. 

Se ele ainda sangrar depois disso, o melhor é pressionar o corte com um algodão ou uma fraldinha do próprio bebê. Não é preciso fazer nenhum curativo no local ou passar alguma medicação. Ele tende a cicatrizar rápido. Ufa!

Conta pra gente: mais fácil do que imaginou, não é?

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

Leia mais:

Bico do peito rachado: por que acontece e como tratar

Mitos e verdades sobre a imunidade das crianças

Mesversário em casa: como comemorar?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário