HomeBebêsComo dar remédio para o bebê?
dar remédio para o bebê

Como dar remédio para o bebê?

Só quem é mãe sabe a tristeza e a angústia de ver um filho doente. Além da preocupação e do sentimento de impotência, ainda temos que lidar com as questões práticas da situação: dar remédio para o bebê não é uma tarefa fácil. É preciso manter a calma e controlar a ansiedade, até para não estressar ainda mais o pequeno. Para te ajudar nesta missão, a matéria de hoje traz dicas de como dar remédio para o bebê.

dar remédio para o bebê

Cuidados para dar remédio para o bebê

Os cuidados começam antes de propriamente dar o remédio para o bebê. Você precisa ter certeza absoluta de que a dose está certa, conforme a recomendação do médico. Também é importante que o medicamento esteja em ótimo estado de conservação: ele deve ser mantido em local adequado, longe de fontes de calor e umidade. Cheque a validade e não hesite em jogar o remédio fora, mesmo que ainda esteja fechado, caso a data tenha expirado.

Leia a bula do medicamento com cuidado e consulte o pediatra caso tenha alguma dúvida. Após retirar a dose certa para o bebê, feche imediatamente o frasco e guarde-o em um local seguro, bem longe  do alcance de crianças.

 

Dicas para dar o remédio:

  • Lave bem as mãos antes de ministrar a dose
  • Agite o frasco antes de abri-lo
  • Use a seringa ou conta-gotas que vem junto com o medicamento para medir a quantidade de remédio
  • Não utilize colheres de cozinha
  • Segure o bebê em posição ereta, apoiando-o no seu antebraço
  • Se o bebê estiver muito agitado, peça ajuda para outra pessoa
  • Conforme conseguir abrir a boca do bebê, coloque a medicação aos poucos perto da bochecha, junto à gengiva. Segure as bochechas com cuidado, formando uma boca de “peixinho”, para que ele engula o medicamento.
  • Nunca despeje o medicamento na boca do bebê de uma só vez. A criança pode engasgar! O remédio sempre deve ser dado aos poucos.
  • Ofereça o peito ou um pouquinho de água, para “ajudar” o remédio a descer melhor
  • Lave a seringa ou conta-gotas com água e sabão após o uso

 

Caso o bebê tenha muita resistência para tomar o remédio puro, diretamente na boca, converse com o médico a possibilidade de diluir o medicamento em água. Se o pequeno tiver mais de 6 meses e se alimentar com sólidos, vale a pena perguntar para o pediatra se há contraindicação de misturar o remédio a uma papinha de frutas. Outra alternativa é utilizar dosadores de medicamentos, que parecem pequenas mamadeiras e que também podem facilitar na missão de dar remédio para o bebê.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

CDC revê diretrizes para limpeza das bombas de leite

Cólicas do bebê: os probióticos funcionam?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.