HomeBebêsComo desengasgar o bebê
manobra de heimlich

Como desengasgar o bebê

manobra de heimlichSe por algum motivo o seu bebê engasgar, você sabe o que fazer para desengasgar o pequeno? Essa não é uma situação corriqueira, mas também não é tão incomum assim. De qualquer forma, caso aconteça, você precisa estar preparada!

O bebê pode engasgar com próprio leite da mãe enquanto mama ou, até mesmo, com a própria saliva. É importante ficar atenta aos sinais de engasgamento. Caso realmente aconteça, nunca deixe o bebê sozinho para pedir ajuda! Eu sei que pode ser difícil manter a calma em uma situação dessas, mas é essencial ficar tranquila para conseguir realizar a manobra de desengasgamento.

 

Aprenda a desengasgar o bebê

Coloque o bebê de bruços, em cima do antebraço – importante: a cabeça do bebê precisa ficar mais baixa do que os pés. Cuidado ao apoiar a cabecinha do bebê – encaixe o queixo da criança entre dois dedos para que a cabeça fique firme. Dê cinco tapinhas nas costas do bebê para desobstruir as vias aéreas. O líquido deve sair pela boca ou pelo nariz do bebê.

Caso você esteja com dúvidas ou não esteja conseguindo desengasgar o bebê, ligue a para o serviço de emergência (SAMU 192).

 

Evite o engasgamento!

Uma forma de evitar o engasgamento com o leite é, sempre ao amamentar, manter a criança com a cabeça mais elevada. Mães de bebês que engasgam com frequência precisam procurar um médico para avaliar e diagnosticar a situação.

 

Ficou com alguma dúvida? Confira a ilustração!

bebe.engasgado

 

Acompanhe todas as novidades do Ficar Grávida pelas redes sociais!!!

Vai lá: facebook e instagram.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.