HomeBebêsComo escovar os dentes do bebê?
como escovar os dentes do bebê

Como escovar os dentes do bebê?

Os cuidados com a saúde bucal das crianças começam cedo: antes mesmo dos primeiros dentinhos aparecerem. É importante fazer a higiene diária. Mas como escovar os dentes do bebê?

como escovar os dentes do bebê

Guia completo: Como escovar os dentes do bebê?

Limpando a gengiva

Antes mesmo do bebê começar a comer, a família pode iniciar a limpeza da gengiva. Isso é importante para que, mesmo antes do primeiro dente nascer, o pequeno se acostume com a rotina de higienização.

Para isso, os pais podem utilizar uma gaze ou fraldinha de pano molhada em água filtrada, sem nenhum produto. Enrole no dedo indicador e passe delicadamente por toda a gengiva, língua e parte interna das bochechas.

Esse ritual vai ser ainda mais importante quando os dentes começarem a nascer e as gengivas ficarem sensíveis. Essa pequena “massagem” vai ajudar o pequeno a lidar com o inchaço da área.

Existem dedeiras para limpar gengivas, mas é preciso cuidado com a higienização do acessório. Ele exige o mesmo cuidado que chupetas e mamadeiras.

como escovar os dentes do bebê

Os primeiros dentinhos

Quando os primeiros dentes do bebê começarem a nascer, os pais podem fazer a transição do paninho para a escova de dentes. Existem modelos especiais para bebês em farmácias, com cabeça bem pequena e cerdas super macias. Você pode verificar a idade recomendada na embalagem.

O movimento é o mesmo, tomando todo o cuidado para ser uma escovação muito delicada, sem fazer força.

Precisa usar pasta de dente?

Sim! Existem diversos produtos próprios para bebê no mercado. O ideal é consultar um odontopediatra, para que o profissional indique o melhor para o seu bebê e também veja a necessidade ou não da presença de flúor.

O componente não deve ser usado em excesso, por isso a orientação de um profissional é fundamental. Lembre-se de não exagerar na quantidade de pasta: basta “sujar” a escova, uma quantidade mínima mesmo.

Mais dicas de como escovar os dentes do bebê:

– Escove duas vezes ao dia, sendo que uma deve ser antes de dormir;

– Troque a escova a cada 3 meses;

– Mantenha a escova limpa e seca;

– Se o bebê quiser, deixe que segure a escova, mas depois garanta que a higienização foi feita de forma correta.

como escovar os dentes do bebê

Lembre-se: bebês podem ter cáries, que devem ser tratadas. Falamos sobre o assunto aqui! Por isso a prevenção é fundamental!

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Teste de Apgar: entenda a primeira avaliação do bebê

Curiosidades sobre o cordão umbilical: 10 coisas que você não sabia!

Anemia em bebês: saiba como prevenir

Infecção urinária em bebês tem difícil diagnóstico

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário