Como evitar o refluxo no bebê
O refluxo acontece quando o leite volta do estômago para o esôfago, chegando, muitas vezes, até a boca. Geralmente, o motivo para estes episódios ocorrerem com o bebê é a falta de desenvolvimento do esfíncter – uma válvula que liga os dois órgãos e evita esse retorno. É uma condição própria da idade, que costuma se corrigir sozinha com o passar do tempo. Mas para amenizar o incômodo, trouxemos dicas de como evitar o refluxo no bebê.
Refluxo no bebê é normal antes dos 6 meses de idade
O refluxo é muito comum em bebês pequenos, sendo raros os casos em crianças maiores de um ano. Um estudo realizado na Universidade de Northwestern, em Chicago (EUA), concluiu que o pico de casos costuma acontecer entre os 4 e 6 meses de idade, quando o pequeno começa a se movimentar mais. Algumas simples ações podem diminuir os episódios de refluxo no seu pequeno mas, até por ter uma causa fisiológica, não é possível evitá-los completamente.
Confira as dicas para evitar o refluxo no bebê:
- Nunca:
- amamente um bebê que tem predisposição para o refluxo (que regurgitam com frequência) completamente deitado, seja no peito ou na mamadeira;
- deite o bebê imediatamente depois de mamar;
- pressione sua barriguinha depois de mamar, seja trocando a fralda, vestindo ou até deixando-o de barriga para baixo;
- Evite:
- balançar o pequeno depois de alimentar, ou ficar passando de colo em colo;
- amamentar durante o choro;
- Segure-o em pé de 20 a 30 minutos após a mamada para ajudar a descer o leite;
- Eleve a cabeceira do berço cerca de 30º, você pode usar livros para suspender os pés do berço, por exemplo. Também há berços atualmente que já têm um design próprio para evitar o refluxo.
- Aumente a quantidade de mamadas e diminua a quantidade de leite por vez.

Inclinar o berço (mantendo a cabeça do bebê mais alta que o restante do corpo) pode ajudar a evitar o refluxo
Apesar de ser comum, os pais devem ficar atentos aos episódios de refluxo no bebê. Se ele começar a chorar muito, ficar agitado, irritado e começar a não ganhar peso, converse com o pediatra. Algumas crianças podem sofrer de refluxo gastroesofágico, doença causada por malformação do aparelho digestivo ou maus hábitos alimentares, e que deve ser tratada.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
– Cuidados com o ar condicionado no quarto do bebê
– Estudos indicam que analgésico atrapalha efeitos da vacina