HomeBebêsComo fazer o bebê dormir mais rápido? Veja dicas de um novo estudo!
como fazer o bebê dormir mais rápido

Como fazer o bebê dormir mais rápido? Veja dicas de um novo estudo!

O sono do bebê é um dos assuntos de maior dúvida entre os pais de primeira viagem. Não é fácil fazer os pequenos dormirem de forma fácil, principalmente quando são bebês ativos e demoram bastante para pegar no sono. E mesmo após dormirem, os pais têm que lidar com diversas acordadas durante a noite e birras. Será que há como fazer o bebê dormir mais rápido?

Família deve ter paciência com o sono do bebê

Os primeiros anos são de adaptação para todos, por isso é preciso paciência e jogo de cintura para lidar com o sono do bebê. Mas é possível também recorrer à técnicas, como a sugerida em um novo estudo australiano publicado no período Sleep Medicine. O método é voltado para crianças entre 1 e 4 anos de idade.

como fazer o bebê dormir mais rápido

Como fazer o bebê dormir mais rápido? Novo estudo sugere técnica para crianças de 1 a 4 anos.

Bedtime fading ensina como fazer o bebê dormir mais rápido

Chamado de bedtime fading, a nova técnica propõe adiar o horário da criança ir para cama, para favorecer o sono e evitar birras na hora de dormir. Os pesquisadores acreditam que, ao aumentar o tempo acordado, o sono venha mais fácil para os pequenos.

Será que funciona mesmo?

A técnica é controversa, pois prega o contrário do que muitos consultores de sono propõem. Os pesquisadores testaram durante dois anos 21 crianças com idades entre 18 meses e 4 anos. Os pais receberam instruções sobre os mecanismo do sono e instruções para aplicar o bedtime fading em casa.

Após duas sessões de treinamento ao vivo e a realização de exercícios em casa, foram observadas melhoras imediatas no sono dos pequenos.

Entre os resultados, o tempo para pegar no sono, que ficava entre 23 e 11 minutos, caiu para uma faixa de 13 e sete minutos. Já os episódios de birra semanais caíram de até três para menos de uma.

como fazer o bebê dormir mais rápido

Como fazer o bebê dormir mais rápido? Estudo sugere que adiar a hora de ir para cama pode beneficiar sono.

“Os pais frequentemente chegam no seu limite quando procuram profissionais para resolver distúrbios de sono, mas as soluções comportamentais tendem a ser mais eficazes do que ajuda médica”, comentou Michael Gradisar, psicólogo da Universidade de Flinders e autor principal do trabalho, em comunicado à imprensa.

Os pesquisadores destacaram ainda que a nova técnica não elimina outras dicas que já são, comprovadamente, benéficas para o sono do bebê como ter um ritual de sono, evitar eletrônicos e alimentação pesada à noite e manter a movimentação da casa tranquila.

Tente em casa!

Se você está enfrentando esse problema em casa, você pode aplicar a técnica em casa com esse passo-a-passo:

  • Escolha um horário para seu filho acordar. Ele deve ser o mesmo em todos os dias da semana.
  • Por algumas noites, atrase o horário de ir deitar em 15 minutos. Por exemplo, se ele vai para a cama às 20h, espere até 20h15.
  • Nesse período, mantenha-o acordado com atividades leves, nada muito estimulante como TVs e jogos eletrônicos ou brincadeiras intensas demais.
  • Se ele ainda demorar para pegar no sono, atrase mais um pouco a hora de dormir, de 20h15 para 20h30, em nosso exemplo.
  • Faça isso até que ele adormeça mais facilmente e passe a noite toda dormindo. Depois, mantenha horários regulares para dormir e acordar.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Cérebro do bebê: você pode estimular seu desenvolvimento

Bebê pode entrar na piscina?

Como facilitar o desfralde? Dicas para iniciar processo sem traumas

Sentimentos das crianças: aprendizado começa com os pais

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário