Como fazer o bebê dormir mais rápido? Veja dicas de um novo estudo!
O sono do bebê é um dos assuntos de maior dúvida entre os pais de primeira viagem. Não é fácil fazer os pequenos dormirem de forma fácil, principalmente quando são bebês ativos e demoram bastante para pegar no sono. E mesmo após dormirem, os pais têm que lidar com diversas acordadas durante a noite e birras. Será que há como fazer o bebê dormir mais rápido?
Família deve ter paciência com o sono do bebê
Os primeiros anos são de adaptação para todos, por isso é preciso paciência e jogo de cintura para lidar com o sono do bebê. Mas é possível também recorrer à técnicas, como a sugerida em um novo estudo australiano publicado no período Sleep Medicine. O método é voltado para crianças entre 1 e 4 anos de idade.

Como fazer o bebê dormir mais rápido? Novo estudo sugere técnica para crianças de 1 a 4 anos.
Bedtime fading ensina como fazer o bebê dormir mais rápido
Chamado de bedtime fading, a nova técnica propõe adiar o horário da criança ir para cama, para favorecer o sono e evitar birras na hora de dormir. Os pesquisadores acreditam que, ao aumentar o tempo acordado, o sono venha mais fácil para os pequenos.
Será que funciona mesmo?
A técnica é controversa, pois prega o contrário do que muitos consultores de sono propõem. Os pesquisadores testaram durante dois anos 21 crianças com idades entre 18 meses e 4 anos. Os pais receberam instruções sobre os mecanismo do sono e instruções para aplicar o bedtime fading em casa.
Após duas sessões de treinamento ao vivo e a realização de exercícios em casa, foram observadas melhoras imediatas no sono dos pequenos.
Entre os resultados, o tempo para pegar no sono, que ficava entre 23 e 11 minutos, caiu para uma faixa de 13 e sete minutos. Já os episódios de birra semanais caíram de até três para menos de uma.

Como fazer o bebê dormir mais rápido? Estudo sugere que adiar a hora de ir para cama pode beneficiar sono.
“Os pais frequentemente chegam no seu limite quando procuram profissionais para resolver distúrbios de sono, mas as soluções comportamentais tendem a ser mais eficazes do que ajuda médica”, comentou Michael Gradisar, psicólogo da Universidade de Flinders e autor principal do trabalho, em comunicado à imprensa.
Os pesquisadores destacaram ainda que a nova técnica não elimina outras dicas que já são, comprovadamente, benéficas para o sono do bebê como ter um ritual de sono, evitar eletrônicos e alimentação pesada à noite e manter a movimentação da casa tranquila.
Tente em casa!
Se você está enfrentando esse problema em casa, você pode aplicar a técnica em casa com esse passo-a-passo:
- Escolha um horário para seu filho acordar. Ele deve ser o mesmo em todos os dias da semana.
- Por algumas noites, atrase o horário de ir deitar em 15 minutos. Por exemplo, se ele vai para a cama às 20h, espere até 20h15.
- Nesse período, mantenha-o acordado com atividades leves, nada muito estimulante como TVs e jogos eletrônicos ou brincadeiras intensas demais.
- Se ele ainda demorar para pegar no sono, atrase mais um pouco a hora de dormir, de 20h15 para 20h30, em nosso exemplo.
- Faça isso até que ele adormeça mais facilmente e passe a noite toda dormindo. Depois, mantenha horários regulares para dormir e acordar.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Cérebro do bebê: você pode estimular seu desenvolvimento
Como facilitar o desfralde? Dicas para iniciar processo sem traumas
Sentimentos das crianças: aprendizado começa com os pais