HomeBebêsComo fazer o bebê dormir no berço? Conheça as dicas mais famosas
como fazer o bebê dormir

Como fazer o bebê dormir no berço? Conheça as dicas mais famosas

Um dos maiores anseios dos papais é que os bebês durmam sozinhos e, de preferência a noite toda. Que sonho né? Com isso, uma série de métodos sobre como fazer o bebê dormir se espalham e apresentam opções para as famílias que desejam mudar a rotina do sono dos filhos.

Se chega a madrugada e o bebê ainda está acordado, chorando e você não sabe mais o que fazer, está no lugar certo! E só para te confortar: essa situação é muito mais comum do que você imagina. Buscamos as técnicas e truques mais famosos para que o pequeno possa dormir de forma mais tranquila e sem interrupções.

como fazer o bebê dormir

Como fazer o bebê dormir no berço?

Antes de tudo, é importante saber que dormir “a noite inteira” para os bebês significa, no máximo, 6 horas. E isso só deve acontecer quando eles já tiverem alguns meses de vida.

Recém-nascidos não têm um sono contínuo porque precisam se alimentar a cada 3 horas, mais ou menos. Mas, com 3 meses, já é possível que o bebê esteja dormindo melhor para que você possa dar adeus às olheiras.

Você sabia que o sono é formado por ciclos, que podem durar em média 60 minutos? Se o bebê dormir no colo, quando estiver passando de um ciclo para o outro, pode se assustar ao reparar que não está no mesmo lugar onde adormeceu.

Esse é um dos motivos dos bebês acordarem tanto à noite.  A gente sabe que não é fácil, mas o melhor é colocar o pequeno no berço ainda acordado para que ele não se acostume a dormir apenas com a mãe ou o pai ao lado.

como fazer o bebê dormir

1. As sonecas são fundamentais

O sono diurno leva a um melhor sono noturno. Uma criança cansada pode se sentir superestimulada, fazendo com que chore em vez de dormir. Anote aí: bebês com menos de 6 meses precisam de quatro a cinco sonecas de 45 minutos por dia, enquanto os mais velhos precisam de duas a três.

bebê dormir

2. Crie uma rotina com seu bebê

Estabelecer uma rotina de sono faz toda a diferença! Além de dar segurança e conforto à criança, ela garante um descanso saudável. A partir da sexta semana, o bebê já consegue entender essa rotina. Ainda que ele não durma a noite toda, ele percebe que existe um horário “oficial” para dormir.

Dica: à noite, deixe o quarto de bebê o mais escuro possível, mantendo apenas um abajur para os momentos de mamar.

bebê dormir a noite inteira

3. Use os objetos de estimação a seu favor

Todas as crianças têm um objeto de estimação que lhes transmite segurança e conforto. Pode ser um brinquedo, uma fraldinha ou a famosa naninha. Descubra qual é o item preferido do seu filho e coloque-o junto dele no berço, para que ele se sinta ainda mais seguro e menos sozinho.

bebê dormir

4. Se precisar, dê a chupeta

Não há consenso quando o assunto é a chupeta. Alguns pais e pediatras são totalmente contra o uso dela e outros são super favoráveis. Mas o fato é que a chupeta, quando usada com moderação, pode ajudar a criança a pegar no sono, graças ao movimento de sucção.

chupeta e mamadeira

5. Método de carinho

Você pode estar se perguntando: como fazer o bebê dormir sem o aconchego dos pais? Segundo a metodologia de Elizabeth Pantley, autora do livro “Soluções para Noites Sem Choro”, o intuito é fazer com que o bebê pare de dormir apenas quando mama ou sendo embalado no colo.

Com muito amor e carinho, os embalos vão sendo diminuídos gradualmente para que os pequenos possam dormir sozinhos no berço e as mamadas possam ser interrompidas assim que o bebê está saciado, para que ele não durma no peito.

Como fazer o bebê dormir a noite toda

6. Fique atento para a temperatura ambiente

Para fazer o bebê dormir sozinho no berço é necessário que o quartinho tenha um conforto térmico, ou seja, com temperatura oscilando entre 18º e 24º C. Em dias mais quentes, os pais podem recorrer ao ar-condicionado ou ventilador para refrescar o ambiente, além do bebê usar roupas frescas e confortáveis.

Nos dias frios, basta vestir seu pequeno com um macacão mais quente e meias grossas com uma mantinha.

rotina de sono

Assim como fazer o bebê dormir pode ser fácil para alguns pais, a adaptação da rotina com os recém-nascidos pode ser difícil para outros. Por isso, tente não fazer comparações! Cada bebê é único. E essa é só mais uma fase que vai passar!

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Sono infantil: entenda o efeito vulcânico nos bebês

Sono infantil: saiba quantas horas uma criança deve dormir de acordo com sua idade

Mamada dos sonhos e o sono do bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Comentário
  • Olá ficar grávida, dicas maravilhosas que vocês deram!!

    Rotina do sono é essencial!!

    1 de junho de 2020

Deixe um comentário