HomeBebêsComo fazer o bebê dormir no berço? Conheça os métodos mais famosos
como fazer o bebê dormir

Como fazer o bebê dormir no berço? Conheça os métodos mais famosos

O sono do bebê é um dos tópicos mais pesquisados pelos pais, principalmente os de primeira viagem que acumulam noites em claro e bebês que não dormem a noite toda. Com isso, uma série de métodos de como fazer o bebê dormir se espalham pelo mundo e apresentam opções para as famílias que desejam mudar a rotina do sono em suas casas.

Buscamos as técnicas mais famosas, em sua maioria baseadas em livros que podem ser encontrados na Internet e nas principais livrarias do país. Vale a pena ler mais sobre o assunto, caso você tenha se interessado mais por algum método.

Como fazer o bebê dormir no berço?

Método de carinho

Quem procura uma adaptação gradual do bebê pode se identificar com a metodologia de Elizabeth Pantley, autora do livro “Soluções para Noites Sem Choro”. A estratégia principal é inibir as associações erradas de sono, como quando o bebê só dorme mamando ou sendo embalado.

No primeiro caso, a autora aconselha a mãe a retirar gentilmente o mamilo da boca do bebê (com o dedo mindinho) quando perceber que a criança não está mais sugando para se alimentar. Se o bebê procurar novamente o mamilo, a mãe deve repetir o ritual, até que o bebê adormeça sem estar mamando.

Já com os bebês que dormem embalados, a autora recomenda que os pais diminuam o balancinho gradualmente, até que não seja mais necessário embalar o pequeno para que ele adormeça.

como fazer o bebê dormir

Como fazer o bebê dormir no berço? Listamos as principais técnicas para adaptar a rotina de sono do bebê e de toda família

 

Método do choro controlado

O método do pediatra Richard Ferber é conhecido como “técnica do choro controlado”, que orienta os pais a colocarem o bebê no berço sonolento, mas ainda acordado. Os pais devem deixar o quarto e só voltar se o pequeno chorar, esperando de dois a três minutos para confortá-lo brevemente, saindo novamente no quarto.

A ideia é que o bebê saiba que não está sozinho, mas consiga se confortar sem o colo dos pais. O processo deve ser repetido até que o bebê adormeça, sendo que o retorno ao quarto deve ser progressivo. Cada dia, os pais devem demorar mais para voltar, sendo que na segunda semana de aplicação do método esse tempo chegue a 20 minutos. O método é parecido com outra técnica famosa, do livro “Nana, nenê”, de Eduard Estivil.

A principal desvantagem do método é que alguns bebês podem apresentar muita resistência para adormecerem sozinhos e choram bastante, tornando o processo angustiante para toda a família.

como fazer o bebê dormir

 

Método da encantadora de bebês

A enfermeira Tracy Hogg ficou famosa como a “encantadora de bebês”. Ela criou um método que se baseia na organização de uma rotina, através de uma sequência que deve ser seguida durante o dia e a noite. A rotina é representada pela sigla em inglês EASY (EAT – mamar/comer, ACTIVITY – atividade/brincar, SLEEP – dormir e YOU – tempo para a mamãe).

Traduzindo, o bebê deve comer, brincar e dormir, sempre nesta ordem. A rotina deve ser repetida durante todo o dia, adaptando o tempo de cada atividade de acordo com a idade da criança.

Se ele chorar na hora de dormir, a autora recomenda que a mãe tente acalmá-lo primeiro antes de tirá-lo do berço. Se o choro for insistente, pode ser usada a técnica PU/PD (Pick up e Put down), que consiste em pegar a criança no colo e colocá-la no berço assim que se acalmar. Faça isso até ela dormir.

A vantagem desta técnica é que ajuda a família a estabelecer uma rotina, importante para o sono de qualidade do bebê e os pais podem confortar a criança no colo. Mas é preciso paciência, pois o método também exige repetição e um cronograma rígido de horários.

como fazer o bebê dormir

Como fazer o bebê dormir? A adaptação do bebê em uma nova rotina de sono exige paciência de toda família

 

Método da cadeira

A técnica de Kim West, conhecida como “Sleep Lady”, aconselha os pais a colocarem uma cadeira do lado do berço para que um deles se sente, sem conversar, até o que bebê durma. Se for necessário, deve-se fazer um ruído repetido (como um shhhhhh) e repeti-lo poucas vezes, até que a criança durma. Mas atenção: o ruído não deve ser feito o tempo todo, para não criar uma associação de sono.

Após três noites, a cadeira deve ser movida para mais longe do berço. Após outras três noites, ela deve ficar na porta. E depois, sair do quarto. Assim como a técnica anterior, o método exige persistência dos pais e pode demorar algumas semanas para o bebê se adaptar a nova forma de dormir.

como fazer o bebê dormir

 

Importante: nenhuma técnica que ensina como fazer o bebê dormir no berço é infalível! E nós, do Ficar Grávida, não defendemos nenhuma em especial. O mais importante é que o funciona melhor para a sua família, na sua casa, com o seu bebê. Não tenha receio de combinar métodos e persista na rotina de sono – já mostramos aqui como criar uma, sem sofrimento – que já é um grande passo para as noites de sono fluirem melhor.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Viajar com bebê: dicas para escolher um hotel baby friendly

Signo do bebê: descubra as características de cada um

Mesversário do bebê: um guia completo

Sono infantil: entenda o efeito vulcânico nos bebês

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.