HomeBebêsComo prevenir alergias no bebê?
alergias no bebê

Como prevenir alergias no bebê?

A alergia é uma reação imunológica a alguma substância – chamada de alérgeno – que o organismo interpreta como estranha. Essa substância pode entrar em contato com o nosso corpo de diversas formas: inalada, ingerida ou simplesmente tocada. Os bebês com menos de 1 ano ainda têm o sistema imunológico bastante sensível e suscetível a ação desses alérgenos. Mas algumas medidas simples podem prevenir as alergias no bebê.

Mas antes de falarmos e prevenção, os pais devem conhecer os principais sintomas de alergias no bebê. Congestão nasal, irritação na garganta, tosse, chiado no peito, dificuldade respiratória, diarreia (algumas vezes com sangue nas fezes, principalmente se for a APLV – Alergia à proteína do leite de vaca), coceira no nariz e nos olhos e lesões de pele (dermatite ou urticária). Caso o bebê apresente esses sintomas isolados ou de forma conjunta, o pediatra deve ser informado. Alguns tipos de alergia podem ser confundidos com gripes e resfriados, fazendo com que a criança seja medicada erroneamente.

 

Prevenção de alergias no bebê

Confira as medidas que podem ajudar os pais a prevenir o aparecimento de alergias no bebê:

 

Amamentação exclusiva até os 6 meses

A primeira recomendação é uma unanimidade entre os especialistas e não é benéfica apenas para a prevenção de alergias no bebê. A amamentação exclusiva até os 6 meses – e de forma complementar até os 2 anos de idade ou mais – fornece anticorpos e nutrientes que aumentam a imunidade do bebê. O leite de vaca ou qualquer outra complementação não oferece tantos benefícios como o leite materno. Muitas mães acabam achando que a amamentação piora o refluxo, achando que isso é sinal de alergia ou intolerância, mas vale lembrar que o leite materno tem digestão mais fácil que as fórmulas. A regurgitação é uma condição própria da idade do bebê e não causa problemas, exceto nos quadros crônicos quando deve ser tratada.

alergias no bebê

 

Consultas frequentes no pediatra

O bebê deve ser examinado mensalmente pelo pediatra nos seis primeiros meses de vida, mesmo se não estiver doente. Após essa fase, a frequência pode diminuir para a cada 2 meses, dependendo do método de acompanhamento de cada médico. Mas é fundamental que os pais não deixem de levar a criança ao consultório.

alergias no bebê

 

Examine seu filho

A hora do banho é muito importante para a detecção de alergias no bebê, pois a pele é normalmente o primeiro local onde a alergia aparece, favorecendo um diagnóstico precoce e maior sucesso no tratamento. Examine a pele do bebê com critério e suavidade, procurando manchas ou qualquer alteração. Outro cuidado é no uso de xampus, sabonetes e outros cosméticos. Procure utilizar produtos neutros, próprios para o uso em bebê e, de preferência, hipoalergênicos.

alergias no bebê

 

Alimentação balanceada

Após os 6 meses de idade, os bebês iniciam a introdução alimentar com sólidos. Já nesta fase é importante oferecer alimentos saudáveis, de acordo com a orientação do pediatra. Vitaminas, minerais e outros nutrientes devem fazer parte da alimentação da criança, que ainda deve ser amamentada. Inclua no cardápio frutas, legumes, verduras e proteínas boas.

alergias no bebê

 

Atenção ao quarto do bebê!

O quarto do bebê é um dos pontos de maior atenção na prevenção de alergias no bebê. Para evitar a rinite alérgica, por exemplo, elimine os focos de mofo e os objetos que acumulam ácaro, poeira e outros alérgenos, como cortinas, almofadas, tapetes muito felpudos e bichinhos de pelúcia. Caso você faça questão de manter os itens na decoração, mantenha-os sempre limpos e exponha os objetos ao sol regularmente. Janelas, portas e cortinas devem ser abertas diariamente, para o ar circular. Para evitar irritação na mucosa nasal, mantenha o bebê fora do quarto no momento da limpeza e até uma hora depois da faxina. Confira outras dicas para manter o quarto do bebê longe de alergias:

  • Troque o jogo de cama semanalmente.
  • Priorize água quente e passe a ferro o jogo de lençol.
  • Higienize o kit berço quinzenalmente.
  • Aspire e coloque o colchão do berço no sol semanalmente.
  • “Tire o pó” dos móveis regularmente com um pano úmido, para não levantar poeira. O mesmo vale para o chão. Ao invés de vassoura, utilize um rodo com pano úmido.
  • Caso utilize aspirador de pó, verifique se o aparelho possui filtro especial – chamado “hepa” – que não espalha a poeira.
  • Use roupa de cama e colchão antiácaro.
  • Limpe o quarto com produtos antiácaro. A informação normalmente consta no rótulo.
  • Se o quarto tiver ar condicionado, limpe os filtros do aparelho semanalmente.
  • No caso de ventiladores, as pás devem ser higienizadas regularmente para evitar o acúmulo de pó.
  • Não esqueça de limpar muito bem o móbile: o acessório normalmente é esquecido durante a faxina, mas é um objeto que acumula poeira.

alergias no bebê

Matricule o bebê na natação

A natação é uma ótima atividade para fortalecer os músculos e aumentar a resistência do sistema respiratório e cardiovascular, ajudando a prevenir diversas alergias respiratórias. Os bebês também podem usufruir desses benefícios. Procure academias especializadas e que mantenham piscinas aquecidas e salinizadas. Fuja das com água fria e cloro, que pioram as alergias no bebê.

alergias no bebê

 

Fonte: Minha Vida e BabyCenter

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Como evitar o refluxo no bebê

A primavera chegou! Cuidados com doenças infantis da estação

Cuidados com o ar condicionado no quarto do bebê

Como dar remédio para o bebê?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.