Como tirar, armazenar e descongelar o leite materno
O leite materno é o alimento mais completo para o recém-nascido, pois possui todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do bebê e também traz inúmeros benefícios para a mãe. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento exclusivo deve ser preconizado até os 6 meses. Mas, infelizmente, nem todas as mães conseguem ficar todo esse período em casa. Afinal, muitas licenças-maternidades acabam quando o bebê completa 4 meses e, ocasionalmente, algumas mães precisam dar uma saidinha durante o dia ou à noite.
A solução para as mamães que não querem deixar de alimentar o bebê com o leite materno é tirar o leite de forma manual ou com a bombinha e armazená-lo corretamente para o bebê consumir ao longo do dia.
Prepare o frasco para coletar o leite
Você precisará de um frasco de vidro com tampa plástica para armazenar o leite ou comprar saquinhos esterilizados próprios para a armazenagem do leite. Para evitar o risco de contaminação, é importantíssimo esterilizar o frasco da coleta do leite da forma ideal. Os dois métodos mais comuns são: fervendo o pote por cerca de 15 minutos ou utilizando aqueles esterilizadores.
Deixe o recipiente secar naturalmente!!! Se você passar um paninho para secar, estará contaminando o frasco novamente. O ideal é você colocar os recipientes e as tampas com a boca para cima sobre um pano limpo deixar os recipientes secarem sozinhos.
Como tirar o leite materno manualmente
Para tirar o leite manualmente, comece o processo fazendo uma massagem suave e circular nas mamas. Inicie pela aréola e, de forma circular, abranja toda a mama. A massagem deve ser feita com as polpas dos dedos.
Vamos ao passo a passo:
– Com a mão em formato de “C”, coloque o polegar na aréola acima do mamilo e o dedo indicador abaixo do mamilo, em oposição ao polegar, sustentando o seio com os outros dedos.
– Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo – a aréola, não o mamilo! Se você pressionar na altura do mamilo não vai sair leite;
– Comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair. Atenção: devido ao risco de contaminação, despreze os primeiros jatos ou gotas e inicie a coleta no frasco.
– Mude a posição dos dedos ao redor da aréola para esvaziar todas as áreas;
– Faça o mesmo procedimento na outra mama.
Se você estiver com dificuldades para tirar o leite manualmente, procure uma assessora de amamentação ou peça auxílio em um Banco de Leite Humano (BLH). Veja qual é o BLH mais próximo de você aqui.
Importante: para retirar o leite, é aconselhável cobrir os cabelos com uma toca e usar uma máscara ou uma fraldinha sobre o nariz e a boca. Outro cuidado essencial é com a higienização das mãos e das mamas. Lave as mãos e os braços – até o cotovelo – com água e sabão. Higienize as mamas apenas com água.
Como tirar o leite materno com a bombinha
Não existe método melhor ou pior para tirar o leite. Algumas mães se adaptam muito bem às bombinhas e preferem retirar o leite dessa forma. As bombas tira-leite podem ser manuais ou elétricas.
Para tirar o leite com a bomba elétrica, você encaixará a aréola na peça de sucção da bombinha e ligará a máquina. A bomba elétrica faz todo o trabalho de retirada de leite sozinha. Na maioria das bombas elétricas, você consegue ajustar a intensidade da pressão e da velocidade de retirada do leite.
As bombinhas manuais também vêm com essa peça de sucção, mas é você quem faz a pressão e a compressão para o leite sair.
Como armazenar o leite materno
O leite materno pode ficar na temperatura ambiente por apenas 2 horas. Se você optar por guardar o leite na geladeira, você terá que utilizá-lo em até 12 horas. No congelador é possível armazenar o leite materno por até 15 dias – mas é preciso manter a temperatura em pelo menos -10ºC.
Não encha o recipiente até a boca – deixe pelo menos dois centímetros até a borda do pote. Nunca coloque o recipiente na porta da geladeira ou do freezer, pois devido ao ‘abre e fecha’ a temperatura costuma variar nesses locais.
Atenção: cole no frasco uma etiqueta com a data e o horário da coleta!
Como descongelar o leite materno
A melhor forma de descongelar o leite é deixar o recipiente dentro de um pote com água morna.
O leite materno nunca deve ser fervido ou esquentado diretamente, pois os benefícios do leite podem ser perdidos com o aquecimento excessivo. Por isso, não é aconselhável usar o micro-ondas para descongelar o leite e nem descongelá-lo em banho-maria com água fervente.
Após descongelar, não é recomendado congelar novamente o leite materno. Por isso, descarte o que sobrar.