HomeBebêsComunicação de eliminação: como a técnica ajuda no desfralde precoce?
comunicação de eliminação

Comunicação de eliminação: como a técnica ajuda no desfralde precoce?

Você sabia que existe uma alternativa para o uso de fraldas? A comunicação de eliminação ajuda bebês a fazerem suas necessidades com a ajuda de um adulto em um vaso sanitário, penico ou troninho antes mesmo dos seis meses.

O principal objetivo é a comunicação, ou seja, quando a mãe está em sintonia com as necessidades do bebê da mesma forma que ela sabe quando ele está com fome, sede, sono, entre outros.

gases no bebê

O que é a Comunicação de Eliminação?

A Comunicação de Eliminação, ou CE, é uma transição natural que, além de proporcionar independência e conforto ao bebê, também pode criar confiança e vínculo íntimo entre pais e filhos.

A prática sugere a diminuição dos gastos com fraldas e do impacto ecológico, além de evitar que os pequenos tenham irritações e assaduras. Em resumo, o método consiste em se comunicar com seu filho sobre as necessidades dele de fazer xixi e cocô, incentivando o pequeno a utilizar o vaso sanitário.

Paciência, tempo e atenção são os segredos para o sucesso da CE. Nesse processo, os pais aprendem a reconhecer as pistas e os ritmos naturais da criança e a ajuda nesse processo até que ela alcance a independência naturalmente. 

comunicação de eliminação

Como a técnica de Comunicação de Eliminação funciona?

Quando a mãe ou o pai perceber que o bebê precisa do penico ou troninho, eles podem remover a fralda ou a roupa e manter a criança em uma posição segura no penico. Confira algumas formas de se comunicar com os pequenos.

1. Padrões de tempo

Observando atentamente, os pais aprendem quando os pequenos tendem a se aliviar e como as necessidades se relacionam com outras atividades, como dormir e amamentar. Muitos bebês, por exemplo, urinam logo após acordar ou depois da mamada.

2. Sinais do bebê

Os pais também podem perceber que os bebês apontam ou fazem movimentos quando querem ir ao banheiro. Embora cada criança seja diferente, há sinais comuns como reclamar, ficar agitado, chorar etc.

3. Instruções

Este método é uma comunicação entre pais e filhos, para que eles possam usar um som específico como “ssss” e uma posição para segurar o bebê no penico. Isso ajudará a criança a associar sons e posições às suas necessidades.

como facilitar o desfralde

Por outro lado…

Especialistas alertam quanto à aplicação dessa higiene natural, pois não há nenhum estudo a longo prazo que comprove que a técnica não apresenta riscos para as crianças. Alguns pediatras afirmam que o bebê não está preparado para isso, nem do ponto de vista muscular nem emocional.

De qualquer forma, o melhor é se informar diretamente com o pediatra da criança e encontrar a melhor solução para a família!

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Desfralde: Confira os 10 erros mais comuns

Como facilitar o desfralde? Dicas para iniciar processo sem traumas

Como tirar a chupeta do bebê?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário