HomeBebêsQual será a cor dos olhos do bebê?
cor dos olhos do bebê

Qual será a cor dos olhos do bebê?

Você consegue imaginar como será o seu bebê? Com quem ele irá se parecer mais? Se terá o cabelo da mãe ou os olhos do papai? São algumas das perguntas que os papais de primeira viagem mais fazem, não é mesmo? Hoje vamos te ajudar a tentar descobrir, pelo menos, a cor dos olhos do bebê.

Mas lembramos que não há como ter certeza absoluta. Primeiro, porque o bebê nasce com os olhos de uma cor e, com o tempo, a tonalidade pode mudar. Eles sofrem alterações nos primeiros meses de vida do pequeno e a cor costuma se firmar após o primeiro ano, podendo sofrer pequenas alterações nos primeiros cinco anos.

cor dos olhos do bebê

 

Entendendo as cores dos olhos

A parte colorida do olho se chama íris. É um tecido composto por diversos pigmentos, principalmente a melanina – a mesma que determinará a cor da pele e dos cabelos. As cores de íris mais comuns são castanho, verde e azul, sendo que também é possível encontrar tonalidades mais acinzentadas e também os chamados cor de mel. Logo após o nascimento, os bebês quase não tem melanina, por isso é comum ver que a maioria dos bebês têm olhos claros e que começam “escureceram” com o passar dos meses e dos anos.

cor dos olhos do bebê

 

Como a cor dos olhos do bebê é definida?

A genética é quem define a cor dos olhos do bebê. E, como todo fator hereditário, ela trabalha com probabilidades, de acordo com o gene dominante de um dos pais. O castanho, por exemplo, é dominante. Então, se um dos pais têm olhos castanhos, as chances do bebê também ter são grandes.

Mas, principalmente no Brasil onde há uma intensa miscigenação, não é raro encontrar casos de pais com olhos azuis que tiveram filhos de olhos castanhos e vice-versa. Os traços genéticos são repassados de forma complexa e há situações que nem a ciência consegue explicar, especialmente quando se analisa toda a árvore genealógica com avós que tem olhos de cores diferentes. 

cor dos olhos do bebê

O gráfico abaixo pode ajudar a entender melhor as probabilidades da cor dos olhos do bebê, mas lembre-se que quando se trata de genética, nada é garantido.

cor dos olhos do bebê

 

 

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Viajar com bebê: dicas para escolher um hotel baby friendly

Signo do bebê: descubra as características de cada um

Mesversário do bebê: um guia completo

Sono infantil: entenda o efeito vulcânico nos bebês

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.