HomeBebês10 dicas para cortar o cabelo das crianças em casa
cabelo das crianças

10 dicas para cortar o cabelo das crianças em casa

Com o isolamento social, as mamães fazem o que podem para manter o cuidado com os filhos, não é? E uma das habilidades desenvolvidas por muitas nesse período é a de cortar o cabelo das crianças em casa. 

Uma das mães famosas que mostrou ser cabeleireira nas horas vagas foi Gisele Bündchen. A modelo aproveitou para acertar o corte de sua filha, Vivian, de 7 anos. No vídeo publicado no Instagram, ela ainda brincou na legenda: “Cliente satisfeita”.

cabelo das crianças

Já a atriz Mariana Bridi compartilhou com seguidores um momento de insegurança: o instante em que teve que cortar o cabelo do filho, Valentim, de apenas 1 ano, fruto do casamento com o ator Rafael Cardoso. “O cabelo do Valentim está dando muito nó na ponta porque é cacheado, e as pontas são do primeiro cabelinho dele”, contou.

cabelo das crianças

Carol Castro também se arriscou ao cortar o cabelo da filha, Nina, de 2 anos. A atriz compartilhou o processo com seus seguidores. “Dia de salão, bebê! Não basta ser mãe, tem que fazer malabarismo pra ser cabeleireira também… Ufa! Fiz o que pude. Quem se identifica? Cuidado com essa tesoura, hein mamães?”, escreveu na legenda da publicação.

1700x1700

1700x1700-2

Faça você mesma! Cortando o cabelo das crianças sem complicação

Primeiramente, você precisa ter em mãos uma tesoura boa, um borrifador de água, um pente fino e uma toalha para envolver o ombro dos pequenos. Confira o passo a passo de como fazer:

  • Tanto para cabelos curtos ou longos, comece molhando e penteando bem o cabelo, tirando todos os nós;
  • Divida o cabelo ao meio com a ajuda de um pente fino;
  • Prenda com presilhas cada parte e comece aparando por trás;
  • Depois, solte mais um pouco de cabelo e alinhe com a parte já cortada.

Veja outras dicas!

1. Distraia a criança

Normalmente, as crianças não ficam quietas mesmo. Por isso, cortar o cabelo dos pequenos é uma tarefa que exige muita paciência. Mas, usando tablets e brinquedos como aliados, é mais fácil mantê-los quietinhos pelo período necessário.

cabelo das crianças

2. Aposte em cortes simples

Se você não tem experiência com a tesoura, é melhor deixar os cortes mais definidos e elaborados para fazer no salão, quando a pandemia passar. Então, opte por cortes mais simples ou somente aparar as pontas. 

3. Não use qualquer tesoura!

Para fazer cortes básicos, os pais podem optar pela tesoura fio navalha e a tesoura fio laser. Ambas podem ser usadas para cortes de cabelo feminino ou masculino. Já as máquinas, no caso dos meninos, é preciso ter um pouco mais de habilidade. Se não se sentir segura, o melhor é deixar isso para o cabeleireiro profissional. 

4. Escolha um local iluminado

Escolha, de preferência, um local com boa iluminação. Se a luz não for muito clara, prefira fazer o corte próximo a uma janela, durante o dia. A luz ajuda a enxergar melhor possíveis defeitos. 

cabelo das crianças

5. Cuidado com cabelos molhados!

Cabelo molhado facilita o uso da tesoura. Por outro lado, também podem fazer “buracos”, pois os fios escorregam com mais facilidade pela tesoura. O recomendado é tirar apenas as pontinhas, pois a tendência é que os fios encolham depois de seco, principalmente os cacheados. 

6. Queixinho no peito

Uma boa dica é pedir para que a criança baixe a cabeça, colocando o queixo no peito. Assim, facilita na hora de cortar a parte de trás. Já quando for aparar as laterias, peça para ela ficar com a cabeça reta. 

7. E as franjas?

Se a criança já tiver franja e se estiver muito longa, corte acima da sobrancelha, sem molhar. Uma dica é prender o cabelo e deixar apenas a franja solta. Vá aparando os fios aos poucos e observe se a franja está se aproximando do que você quer. 

8. Cuidado para não “pesar” a mão

Os cabelos curtinhos costumam ser os mais difíceis de aparar. Aqui, a dica é tentar seguir o padrão que o cabeleireiro já faz, com muita paciência. 

9. Cabelos encaracolados

Diferentemente dos lisos, os crespos disfarçam bem os defeitos. De qualquer forma, o ideal é que o corte seja a seco para que você consiga perceber o resultado final e não ser “enganada” com o efeito molhado.

cabelo das crianças

10. O que fazer com os redemoinhos?

Redemoinhos costumam ser um grande problema. Nesse caso, a dica é cortar um pouco menos (deixar um pouco mais longo) no local onde estiver o redemoinho. 

Menos é mais!

Corte sempre menos do que você imaginou. Assim, certamente você vai aumentar suas chances de acerto! Além disso, o melhor conselho é que os pais respeitem a vontade das crianças, deixando que escolham o corte ou opinando sobre como se sentem mais confortáveis. Se quiser inovar e se sente inseguro, o melhor é levar a um profissional. 

cabelo das crianças

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas?
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Top 10 filmes sobre gravidez e maternidade (séries e documentários também!)

Quais as principais marcas associadas à maternidade?!

Maternidade Real: famosas contam experiências

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário