10 dicas para cortar o cabelo das crianças em casa
Com o isolamento social, as mamães fazem o que podem para manter o cuidado com os filhos, não é? E uma das habilidades desenvolvidas por muitas nesse período é a de cortar o cabelo das crianças em casa.
Uma das mães famosas que mostrou ser cabeleireira nas horas vagas foi Gisele Bündchen. A modelo aproveitou para acertar o corte de sua filha, Vivian, de 7 anos. No vídeo publicado no Instagram, ela ainda brincou na legenda: “Cliente satisfeita”.
Já a atriz Mariana Bridi compartilhou com seguidores um momento de insegurança: o instante em que teve que cortar o cabelo do filho, Valentim, de apenas 1 ano, fruto do casamento com o ator Rafael Cardoso. “O cabelo do Valentim está dando muito nó na ponta porque é cacheado, e as pontas são do primeiro cabelinho dele”, contou.
Carol Castro também se arriscou ao cortar o cabelo da filha, Nina, de 2 anos. A atriz compartilhou o processo com seus seguidores. “Dia de salão, bebê! Não basta ser mãe, tem que fazer malabarismo pra ser cabeleireira também… Ufa! Fiz o que pude. Quem se identifica? Cuidado com essa tesoura, hein mamães?”, escreveu na legenda da publicação.
Faça você mesma! Cortando o cabelo das crianças sem complicação
Primeiramente, você precisa ter em mãos uma tesoura boa, um borrifador de água, um pente fino e uma toalha para envolver o ombro dos pequenos. Confira o passo a passo de como fazer:
- Tanto para cabelos curtos ou longos, comece molhando e penteando bem o cabelo, tirando todos os nós;
- Divida o cabelo ao meio com a ajuda de um pente fino;
- Prenda com presilhas cada parte e comece aparando por trás;
- Depois, solte mais um pouco de cabelo e alinhe com a parte já cortada.
Veja outras dicas!
1. Distraia a criança
Normalmente, as crianças não ficam quietas mesmo. Por isso, cortar o cabelo dos pequenos é uma tarefa que exige muita paciência. Mas, usando tablets e brinquedos como aliados, é mais fácil mantê-los quietinhos pelo período necessário.
2. Aposte em cortes simples
Se você não tem experiência com a tesoura, é melhor deixar os cortes mais definidos e elaborados para fazer no salão, quando a pandemia passar. Então, opte por cortes mais simples ou somente aparar as pontas.
3. Não use qualquer tesoura!
Para fazer cortes básicos, os pais podem optar pela tesoura fio navalha e a tesoura fio laser. Ambas podem ser usadas para cortes de cabelo feminino ou masculino. Já as máquinas, no caso dos meninos, é preciso ter um pouco mais de habilidade. Se não se sentir segura, o melhor é deixar isso para o cabeleireiro profissional.
4. Escolha um local iluminado
Escolha, de preferência, um local com boa iluminação. Se a luz não for muito clara, prefira fazer o corte próximo a uma janela, durante o dia. A luz ajuda a enxergar melhor possíveis defeitos.
5. Cuidado com cabelos molhados!
Cabelo molhado facilita o uso da tesoura. Por outro lado, também podem fazer “buracos”, pois os fios escorregam com mais facilidade pela tesoura. O recomendado é tirar apenas as pontinhas, pois a tendência é que os fios encolham depois de seco, principalmente os cacheados.
6. Queixinho no peito
Uma boa dica é pedir para que a criança baixe a cabeça, colocando o queixo no peito. Assim, facilita na hora de cortar a parte de trás. Já quando for aparar as laterias, peça para ela ficar com a cabeça reta.
7. E as franjas?
Se a criança já tiver franja e se estiver muito longa, corte acima da sobrancelha, sem molhar. Uma dica é prender o cabelo e deixar apenas a franja solta. Vá aparando os fios aos poucos e observe se a franja está se aproximando do que você quer.
8. Cuidado para não “pesar” a mão
Os cabelos curtinhos costumam ser os mais difíceis de aparar. Aqui, a dica é tentar seguir o padrão que o cabeleireiro já faz, com muita paciência.
9. Cabelos encaracolados
Diferentemente dos lisos, os crespos disfarçam bem os defeitos. De qualquer forma, o ideal é que o corte seja a seco para que você consiga perceber o resultado final e não ser “enganada” com o efeito molhado.
10. O que fazer com os redemoinhos?
Redemoinhos costumam ser um grande problema. Nesse caso, a dica é cortar um pouco menos (deixar um pouco mais longo) no local onde estiver o redemoinho.
Menos é mais!
Corte sempre menos do que você imaginou. Assim, certamente você vai aumentar suas chances de acerto! Além disso, o melhor conselho é que os pais respeitem a vontade das crianças, deixando que escolham o corte ou opinando sobre como se sentem mais confortáveis. Se quiser inovar e se sente inseguro, o melhor é levar a um profissional.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas?
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Top 10 filmes sobre gravidez e maternidade (séries e documentários também!)