HomeBebêsUnhas do bebê: aprenda a cortar, sem medo!
unhas do bebê

Unhas do bebê: aprenda a cortar, sem medo!

Os cuidados com um recém-nascido assustam muitos papais de primeira viagem. Um dos momentos que mais geram apreensão é a hora de cortar as unhas do bebê. Os pequenos nascem com as unhas compridas e é preciso cuidar para que eles não se arranhem.

Nas primeiras semanas, os pediatras recomendam apenas o uso de luvas pois as unhas são muito flexíveis. Mas logo os pais devem colocar a mão na massa e cortar o excesso de unha. O ritual deve ser repetido semanalmente (às vezes, mais de uma vez) nas mãos e quinzenalmente nos pés, dependendo do ritmo de crescimento.

É muito importante manter essa rotina para evitar doenças, já que muitos germes podem se acomodar nas unhas e os bebês levam as mãos constantemente à boca.

Para te ajudar, preparamos um guia para você aprender a forma correta de fazer a higienização das unhas do bebê, sem medo!

unhas do bebê

 

Dicas para cortar as unhas do bebê:

  • Lave bem as mãos antes (essa dica vale para qualquer procedimento com o bebê).
  • Use uma tesoura ou cortador próprio para unhas de bebê, com ponta arredondada. Não use alicates ou utensílios usados em adultos.
  • Corte as unhas do bebê preferencialmente de dia, em um local calmo e iluminado. Evite momentos tumultuados, com visitas em casa ou enquanto estiver fazendo outra atividade, como cozinhar ou ver TV.
  • Prefira cortar as unhas do bebê quando ele estiver dormindo. Tem mamãe que prefere a hora da mamada. Escolha o que for mais conveniente para você.
  • Segure cada dedinho de forma delicada e firme, para que ele não escape enquanto estiver cortando.
  • Pressione a parte de baixo do dedo contra a unha quando cortar, para evitar acidentes.
  • Tenha o cuidado de apenas aparar a unha. Não precisa cortar muito rente a pele, para evitar sangramentos e inflamações.
  • Use lixas próprias para bebês, caso algum cantinho fique mais afiado.
  • Nunca use os dentes para aparar as unhas do bebê. Além de ser perigoso machucar a pele da criança, você estará levando os germes da sua boca diretamente para a criança.

unhas do bebê

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Viajar com bebê: dicas para escolher um hotel baby friendly

Signo do bebê: descubra as características de cada um

Mesversário do bebê: um guia completo

Sono infantil: entenda o efeito vulcânico nos bebês

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.