HomeBebêsCrianças alérgicas: o que não pode ter em casa?
crianças alérgicas

Crianças alérgicas: o que não pode ter em casa?

A alergia é uma reação exagerada do organismo a substâncias estranhas, que geram uma sensibilidade aumentada a um estímulo externo específico. Em crianças, a alergia pode aparecer como rinite alérgica, asma ou dermatite. As chances de uma criança desenvolver alergia depende muito de seu histórico familiar. Estudos do International Study of Asthma and Allergies (ISAAC) afirmam que, se um dos pais for alérgico, as chances aumentam em quatro vezes, enquanto que, se ambos tiverem a doença, esse risco aumenta para sete! Nosso post de hoje vai ajudar as mamães de crianças alérgicas a eliminarem os agentes causadores das crises, ajudando o pequeno a ter uma melhor qualidade de vida.

crianças alérgicas

 

Descubra o que não pode ter na casa de crianças alérgicas

Poeira – a casa de crianças alérgicas deve estar sempre limpinha e livre de poeira, pêlos de animais e ácaros. Mas para fazer essa limpeza é preciso ter muito cuidado! Nunca se deve usar vassouras, espanadores, panos ou nada que levante pó. A poeira pode durar horas no ar e causar uma crise logo que o pequeno chegar e entrar em contato. O ideal é utilizar panos úmidos para realizar a limpeza de toda a casa.

Prateleira de livros – a biblioteca infantil é linda e ajuda a incentivar o gosto pela leitura. Porém, na casa de crianças alérgicas, evite deixar livros em prateleiras, guarde em locais fechados e limpe com frequência. Existem caixas organizadoras de plástico com as mais variadas temáticas, onde você pode colocar os livros e manter a ideia da biblioteca.crianças alérgicas

Cortinas e tapetes – por serem muito fáceis de acumular poeira e ácaros, o ideal é retirar tudo isso do quarto do pequeno.

Caixas de papelão – evite guardar caixas de papelão em cima de prateleiras e guarda-roupas, além de não serem práticos para limpar, juntam muito pó. Dê preferência às caixas de plástico, que você pode limpar apenas com um pano úmido. E não esqueça de deixar em um local mais acessível, para facilitar a higienização.

Bichos de pelúcia – apesar de serem super fofos e completarem a decoração com muito charme, eles são capazes de acumular muita poeira e ácaro, mesmo quando lavados frequentemente. Dê preferência aos brinquedos mais fáceis de limpar e que não acumulam poeira.

Pêlos de animais – o pelo de gato é o pior para crianças alérgicas, pois o felino solta, juntamente com o pelo, uma substância extremamente alergênica. O ideal é evitar o contato dos pequenos com gatinhos.

Umidade – esteja sempre atenta a indícios de umidade e, consequentemente, mofo pela casa.

Cigarro – um dos maiores vilões das crises de alergia em crianças é o cigarro! Se você pensa que o simples fato de fumar longe da criança é suficiente para evitar reações alérgicas, está muito enganado! Não é apenas a fumaça que incomoda o organismo, o cheiro e a nicotina que ficam nas roupas, na pele e no cabelo do fumante são suficientes para causar uma crise alérgica.

 

É muito importante perceber que as crianças alérgicas não precisam apenas de medicação. A boa manutenção dos sintomas depende muito de um ambiente livre dos agentes causadores das crises! Cuide bem do pequeno e fique atento ao seu redor, assim você estará garantindo o seu bem-estar e de toda a família. 😉

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Diferenças entre intolerância à lactose e alergia à proteína do leite de vaca

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.