Saiba identificar e lidar com a crise dos 6 meses do bebê
O bebê está com alterações no humor, apetite e sono? Se ele estiver com essa idade, pode ser a crise dos 6 meses, também conhecida como a crise da formação do triângulo familiar.
Esse triângulo surge quando a criança reconhece que não é mais um ser unido à mãe, existindo também uma terceira pessoa no ciclo social: o papai! Essa percepção pode gerar angústia no bebê, mas não é nada preocupante, vai passar!
Nessa fase, ele pode ficar mais apegado a figura paterna, que pode gerar outra crise, a da mãe! Vamos entender mais sobre a crise dos 6 meses?
Crise dos 6 meses x Crise da mãe
A palavra chave para lidar com a crise dos 6 meses é paciência! A criança pode ter um pouco de transtorno no sono, o apetite pode diminuir e o choro aumentar. A mamãe pode perceber que o bebê está a deixando de lado, preferindo a presença e colo do pai, mas não é bem assim!
Isso faz parte do desenvolvimento cognitivo do pequeno e é extremamente importante dividir a atenção e as tarefas com o pai. Saiba que o bebê não está rejeitando a figura materna, apenas reconhecendo a companhia do papai. É uma fase super importante para encorajar o vínculo entre pai e filho.
Não se preocupem, mamães! Sabemos que é uma delícia ter um chicletinho só para você, que para de chorar assim que você o pega no colo e que acalma até com seu tom de voz. O bebê continua te amando muito e não tem preferências, viu? Mesmo que a crise dos 6 meses coincida com o período que você volte a trabalhar.
Não deixe que a insegurança tome conta. Seu filho precisará do seu apoio para passar pela crise. Uma mãe tranquila também transmite calma para o bebê!
Crise dos 6 meses x Dentição
A irritação que o surgimento dos primeiros dentinhos gera pode ser confundida com os sintomas da crise dos 6 meses. E também pode acontecer ao mesmo tempo. Tire suas dúvidas com o pediatra e veja como ajudar o bebê nessa fase conturbada.
Como lidar?
Apenas respeitando o tempo do bebê. Não há métodos para lidar com isso, mas entender que tudo passa e que as crises fazem parte do processo de crescimento.
Na fase dos 6 meses, é importante incluir novas pessoas no círculo familiar, além do pai e da mãe. Nessa fase, o pai pode ficar mais ativo pela volta da mãe ao trabalho e/ou outras pessoas podem cuidar dele. Seja uma professora, babá, avó ou parente, incentive o vínculo com tranquilidade.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais:
Bater palmas é sinal de desenvolvimento dos bebês