HomeBebêsCuidados com o bebê no frio
bebê aquecido no frio

Cuidados com o bebê no frio

O frio chegou e promete ser mais rigoroso do que nos últimos invernos. Os bebês precisam de alguns cuidados especiais durante a estação mais fria do ano. Além de vestir o bebê com uma roupinha quentinha, é preciso ter atenção com outros detalhes importantes.

Confira dicas de como cuidar do seu bebê no frio:

  • Roupas

A melhor opção para manter o bebê quentinho no inverno é vesti-lo com uma roupinha de algodão por baixo – um body de manga comprida e uma calça, por exemplo – e por cima colocar um macacão ou um agasalho. Nunca coloque uma roupinha de lã em contato direto com a pele do bebê. Apesar de serem fofinhas, elas não aquecem e ainda podem causar alergia na pele do bebê.

Como os pequenos perdem muito calor pelas extremidades, é essencial manter as mãozinhas, os pezinhos e a cabecinha do bebê longe do frio. Coloque luvas, meias e gorro no seu pequeno.

  • Banho

Durante o inverno, o cuidado com o banho deve ser redobrado. Os banhos devem ser mais rápidos do que no verão, por isso, não leve brinquedinhos para a banheira.

Tenha muito cuidado com a temperatura da água. Ela não pode estar quente demais e, claro, não pode estar gelada. Para saber se a água está morna, mergulhe a parte de dentro do seu antebraço na banheira. Como a pele dessa região é mais fininha, você sentirá se a temperatura estiver boa.

Tente dar banho no bebê durante o horário mais quente do dia. Normalmente, o melhor momento é perto do horário do almoço. Evite dar banhos à noite, quando a temperatura costuma cair mais.

Deixar a chuveiro ligado para vaporizar o ambiente ou levar um aquecedor para o banheiro, evita o choque térmico entre a água e a temperatura do corpo do bebê. Outra coisa importante: para evitar a queda da temperatura corporal, vista o bebê no mesmo local que você deu banho nele.

  • Cuidados com a pele e os lábios do bebê

Assim como os adultos, os bebês também correm o risco de ficar com a pele e os lábios ressecados durante o inverno. O contato direto da pele com o ar gelado e seco pode causar essa desidratação.

Para agredir menos a pele do bebê, use sabonete e shampoo sem álcool. Outra opção é hidratar o corpinho do bebê com creme hidratante hipoalergênico sem perfume após o banho. Para proteger os lábios, use protetor labial. Atenção: veja com o pediatra os produtos que o seu bebê pode usar.

  • Superaquecimento

Com o anseio de deixar o bebê super quentinho, é comum que algumas mamães acabem exagerando e superaquecendo os bebês. Se você sentir que o seu filho está irritado, começando a suar e com os cabelos ligeiramente molhados, tire uma das camadas de roupa que você colocou nele. O incomodo pode estar sendo gerado pelo calor. O ideal é que a temperatura da criança fique entre 36,5 e 37,2 graus.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.