HomeBebêsCuidados com a higiene bucal do bebê
aprenda a fazer a higiene bucal do bebê

Cuidados com a higiene bucal do bebê

A higiene bucal do bebê é um assunto que ainda gera muitas dúvidas entre as mamães. É preciso fazer a higienização da boca do bebê antes dos dentinhos nascerem? Quando iniciar os cuidados? Como limpar a boca do bebê? Com que frequência é preciso fazer a higienização?

Dúvidas como essas são comuns entre as mamães, principalmente as de primeira viagem. Para tirar as suas dúvidas, conversei com a odontopediatra e colaboradora do Alô Mamãe Danielle Nogueira.

A profissional disse que toda mamãe deve considerar que a natureza é perfeita! “Antes do nascimento dos dentes, o movimento das bochechas, da língua e dos ossos da face durante a amamentação favorecem a autolimpeza. Além disso, os movimentos estimulam a salivação que também facilita a deglutição, a digestão e a higiene bucal”, explica Danielle.

A odontopediatra também contou que os anticorpos, também chamados de imunoglobulinas, presentes no leite materno são essenciais para proteção natural do bebê durante os primeiros meses de vida e, por isso, não devem ser removidos.

 

aprenda a fazer a higiene bucal do bebê

 

Higiene bucal do bebê

“Antes do nascimento dos dentes e na presença da amamentação natural não há necessidade de nenhuma intervenção de higiene adicional. Mesmo que a mamãe perceba que há vestígios de leite nas gengivas ou na língua, não é necessário remover”, explica a odontopediatra Danielle Nogueira.

Se a mãe não alimenta o bebê exclusivamente com leite materno e, por isso, complementa a alimentação do bebê com fórmulas de leite, a higienização bucal precisará começar mais cedo – mesmo que nenhum outro alimento tenha sido introduzido na alimentação do pequeno. Quando o bebê é alimentado com fórmulas, a retenção do leite na língua é mais intensa porque o leite artificial tem uma quantidade de carboidratos maior do que o leite materno.

“Nos casos que o bebê é alimentado ou suplementado com fórmulas de leite, recomenda-se a limpeza da boca internamente com um pano macio (fraldinha ou gaze) umedecido em soro fisiológico. A higienização deve ser feita uma vez ao dia, três vezes por semana. Os bebês costumam aceitar muito bem estes estímulos”, conta a colaboradora do Alô Mamãe.

A partir dos seis meses, quando a introdução alimentar de alimentos pastosos, frutas, papinhas e sucos começa, a frequência da higiene bucal deve aumentar e passar a ser feita diariamente.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.