HomeBebêsCuriosidades sobre o cordão umbilical: 10 coisas que você não sabia!
curiosidades sobre o cordão umbilical

Curiosidades sobre o cordão umbilical: 10 coisas que você não sabia!

Você sabe a importância do cordão umbilical? Ele é o responsável pela oxigenação e alimentação do bebê na placenta, tendo um papel determinante para o desenvolvimento saudável da gestação. Apesar de ser fundamental durante a gravidez, muita gente não conhece algumas informações bastante curiosas. Pensando nisso, listamos 10 curiosidades sobre o cordão umbilical que você provavelmente ainda não sabia!

curiosidades sobre o cordão umbilical

Top 10 – Curiosidades sobre o cordão umbilical

1. A origem

O cordão umbilical liga o feto à placenta. Nas primeiras semanas da gravidez, o ovo fecundado se fixa nas paredes do útero e começa a desenvolver vasos sanguíneos, chamados de vilosidades coriónicas. Esses vasos dão origem ao cordão umbilical.

2. O tamanho do cordão varia

O cordão se estende da face fetal da placenta até ao umbigo do feto e tem uma espessura de 1-2 cm. Em geral, os cordões umbilicais costumam ter entre 45 e 60 centímetros de comprimento, tendo atingido o seu maior tamanho na 28ª semana de gestação.

3. Alimentos e dejetos não se misturam

No último trimestre da gestação, o bebê recebe meio litro de sangue por minuto através do cordão umbilical. Em seu interior, duas artérias carregam sangue com dejetos do feto para a placenta e uma veia transporta oxigênio e nutrientes da placenta para o bebê. Ou seja, cada coisa em seu lugar!

4. O cordão também deve ter (boa) saúde

Você sabia que a saúde da mãe pode comprometer a saúde do cordão? Pois é! Desnutrição, obesidade e tabagismo são alguns dos quadros que afetam o desenvolvimento da estrutura. É por isso que as grávidas devem ficar atentas e ter uma alimentação nutritiva e saudável durante a gestação.

5. O cordão é um dos primeiros brinquedos do bebê

Além de nutrir, o cordão umbilical serve para estimular o desenvolvimento do tato do bebê, que costuma segura-lo e ‘brincar’ com o cordão. Fofo, não?

curiosidades sobre o cordão umbilical

6. Gêmeos: cada um com o seu

Aproximadamente 90% dos gêmeos univitelinos compartilham a mesma placenta. Mas, e o cordão umbilical? Até mesmo nesse caso, cada um tem o seu! O que pode acontecer é o desvio de maior quantidade de sangue de um lado ou de outro — por isso, às vezes, uma das crianças se desenvolve mais.

7. Esperar para cortar o cordão faz diferença

Essa é uma curiosidade sobre o cordão umbilical super importante! Muitas vezes, o cordão é cortado assim que o bebê nasce, mas pesquisas suecas apontam que esperar de três a cinco minutos antes de realizar o procedimento pode ser muito benéfico para a saúde do bebê.

O estudo foi publicado pelo British Medical Journal, em 2011, e revelou que atrasar o corte do cordão reduz o risco de carência de ferro na infância. Nesse intervalo de tempo, o cordão — inicialmente quente e resistente — muda de aparência e vai se tornando mais claro e mole, até ficar todo branco e parar de pulsar.

Já falamos sobre esse benefício aqui no Ficar Grávida!

8. Primeiro exame

Pouquíssimas pessoas sabem, mas uma das principais curiosidades sobre o cordão umbilical é que ele é o primeiro exame de sangue do bebê é feito pela coleta do sangue do cordão. Isso evita que ele precise ser picado tão cedo!

curiosidades sobre o cordão umbilical

9. Circulares e nós podem acontecer

É a partir da 20ª semana de gravidez que o bebê começa a se mexer bastante, podendo até dar cambalhotas dentro da barriga da mãe! Isso pode resultar na circular, quando o bebê nasce com o cordão enrolado ao redor do pescoço — também pode acontecer no braço ou na perna, mas, na maioria das vezes, não representa risco ao bebê. Os nós já são mais difíceis de acontecer, ocorrendo em 1% dos nascimentos.

10. O significado do cordão umbilical varia entre as culturas

Você sabia que algumas culturas consideram o cordão uma espécie de ‘lembrancinha’? No Japão, as mães guardam o cordão seco em uma caixa de madeira. Na Turquia, os pais costumam enterrá-lo em um local ligado à cognição, para que tenham uma boa carreira profissional. No Brasil, algumas pessoas ainda guardam o pedaço do cordão que sobra após o corte como lembrança. Apostamos que é uma das que você talvez soubesse sobre as curiosidades sobre o cordão umbilical.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Moleira do bebê: entenda sua importância

Sono infantil: entenda o efeito vulcânico nos bebês

Primeiros dentes do bebê: medidas naturais aliviam incômodo

Vitamina D para bebês: suplemento previne doenças

Mesversário do bebê: um guia completo

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.