HomeBebêsDermatite atópica em bebês: Saiba como tratar
dermatite atópica em bebês

Dermatite atópica em bebês: Saiba como tratar

A dermatite atópica é um problema de pele que se manifesta principalmente nos primeiros anos de vida. É uma doença que está associada ao histórico pessoal ou familiar e está ligada a problemas de asma e rinite alérgica, apesar de também sofrer influência de fatores externos. Ambientes sujos e poeira podem desencadear a dermatite, por isso é importante que o quarto do bebê esteja bem limpo.

Segundo a Dra. Lisiane Dresch, pediatra, neonatologista e colaboradora do Alô Mamãe, a dermatite aparece por meio de lesões na pele, apresentam pele seca e coceira especialmente em áreas com dobrinhas. Em casos mais graves, as lesões podem infeccionar devido à constante coceira, que deve ser evitada a todo custo.

dermatite no bebê

Os cuidados com a dermatite atópica no bebê devem ser mantidos sempre para evitar o aparecimento de novas lesões.

A pediatra dá dicas de como manter a pele do bebê saudável, ressaltando os cuidados com a delicada da pele dos nossos pequenos:

  • Hidratar a pele pelo menos 2 vezes ao dia com hidratante hipoalergênico
  • O banho deve ser rápido, morno e com pouco sabonete
  • Usar sabonetes, de preferência líquidos, específicos para crianças alérgicas
  • Lavar as roupas com sabão neutro de glicerina ou coco e não usar amaciante
  • Usar preferencialmente roupas de algodão, evitando tecidos sintéticos, rendas e lã

A dermatite atópica é crônica é pode ir e voltar ao longo da vida. Entretanto, o tratamento pode ser altamente efetivo no combate às lesões e é fundamental para a qualidade de vida. Ele é feito com uso de medicamentos locais, como pomadas, ou antialérgicos via oral. “O tratamento deve ser realizado conforme orientação e prescrição de seu pediatra ou dermatologista”, recomenda a Dra. Lisiane Dresch.

O uso de pomadas sem prescrição médica deve ser evitado, pois isso pode piorar as lesões e agravar a dermatite. Caso seu bebê apresente algum dos sintomas, leve-o ao pediatra, que indicará o uso correto de medicamentos. Lembre-se que os cuidados devem ser permanentes!

Leia Mais:

Diferenças entre intolerância à lactose e à proteína do leite de vaca

Veja dicas para proteger a pele do bebê do Sol

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.