HomeBebêsComo aliviar as cólicas do bebê?
cólicas

Como aliviar as cólicas do bebê?

Seu bebê chora muito, geralmente no final da tarde e começo da noite? O pequeno fica com o rostinho vermelho e encolhe as pernas em direção ao abdômen? Então pode se preparar, o seu bebê faz parte dos 90% de recém-nascidos que sofrem com as tão temidas cólicas infantis. Apesar de saber que é normal, a sensação de impotência é inevitável. Mas não se desespere! Manter a calma é o que ele mais precisa nesse momento. Pensando nisso, hoje nós vamos tirar todas as suas dúvidas sobre as cólicas e dar algumas dicas para aliviar o desconforto do seu pequenino.

 

cólicas

As cólicas atingem cerca de 90% dos recém-nascidos

 

Entenda as cólicas infantis

A cólica nada mais é do que contrações incontroláveis das paredes do intestino do recém nascido que acabam causando gases no bebê por conta da imaturidade do sistema digestivo. Apesar de não ser algo complexo, infelizmente a única coisa que podemos fazer é tentar aliviar as crises e aguardar, já que, com o tempo, o organismo vai se acostumando e diminuindo gradualmente essas dores.

Elas costumam aparecer nos primeiros 15 dias de vida do pequeno e durar até os três ou quatro meses, podendo se estender até seis meses de idade. É importante que você fique atenta a frequência das dores. Uma dica é anotar tudo em um caderninho, assim quando levar o bebê ao pediatra vai ter todas as informações importantes e tirar todas as dúvidas sem esquecer de nada.

A duração média das crises é de duas a três horas ininterruptas. Sim! Ele provavelmente vai chorar por todo esse tempo, incansavelmente, até as dores pararem. Durante este período, é importante que você mantenha a calma! Sabemos que não é fácil, mas se o bebê sente que você está nervosa e ansiosa, ele pode ficar ainda mais inseguro e chorar mais.

 

Dicas para aliviar o desconforto das cólicas

  • Toda ajuda é bem vinda! Nessas horas, se você puder contar com o papai, a vovó, a madrinha, ou até uma amiga, para acalentar o bebê por alguns instantes será bom. Assim, você poderá relaxar um pouco e será muito mais fácil tranquilizar o pequeno.
  • Alguns exercícios ajudam a liberar os gases e aliviar as dores. Veja nas fotos abaixo: na primeira, o exercício de levar as perninhas em direção ao abdômen; na segunda, uma massagem carinhosa na barriguinha.
  • Preste atenção: se ele mama no peito, tente deixá-lo bem inclinado e nunca esqueça de colocar o bebê para arrotar. Assim, o ar que engoliu enquanto mamava será expelido e não chegará ao intestino. Se ele toma mamadeira, existem alguns tipos de bicos específicos para evitar as cólicas.
  • Quando colocar o bebê para dormir, tente deixá-lo de lado. Aquelas almofadas de rolinho vão mantê-lo na posição correta.
  • Apesar de não existirem pesquisas específicas que comprovem o fato da alimentação da mãe estar diretamente ligada às cólicas do bebê, tente mudar sua dieta. Tire do cardápio produtos industrializados, substâncias lácteas, cafeína, chocolate, refrigerantes, comida muito condimentada ou forte. A alimentação saudável só vai trazer benefícios para vocês dois!
  • Não alimente o bebê durante as crises, o excesso de alimentação também pode causar cólicas. Além disso, a sucção de quando ele mama estimula as contrações do intestino, piorando as dores.
cólicas aliviar

Esquentar a barriguinha ajuda a diminuir a cólica.-

  • Aquecer a barriguinha ajuda bastante! O ambiente deve ser calmo e tranquilo, para transmitir paz e ajudar o bebê a se acalmar. Em pé, como na foto ao lado, coloque o pequeno de bruços na palma da sua mão e o embale calmamente. Você também pode deitar e encostar a barriguinha do bebê na sua.
  • Bolsas térmicas são de grande valia, mas nunca coloque diretamente no corpo do bebê, sempre enrole antes em uma fralda ou paninho. Você também pode passar uma fralda a ferro e colocar na barriguinha. Tudo para ajudar a tranquilizar o bebê e diminuir as dores.
  • Não ofereça chazinhos e remédios sem antes conversar com seu médico. Lembre-se: as cólicas são resultados de um sistema digestivo imaturo, não convém fazer o bebê ingerir outras substâncias.

 

Tudo isso faz parte do aprendizado do bebê e vai passar! Para o caso de cólicas muitos fortes ou uma persistência muito grande, sempre converse com o pediatra, ele é a pessoa ideal para te orientar nessas horas! Exercite a sua paciência e mantenha a calma em todos os processos, será mais fácil para você e muito melhor para o bebê. Lembre-se: vocês estão em fase de adaptação e, mesmo que os primeiros meses não sejam fáceis, logo vocês estarão brincando e felizes.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Alimentação durante a amamentação

5 técnicas para aliviar a cólica do bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.