HomeBebêsHora do penico! Dicas para um desfralde de sucesso
desfralde

Hora do penico! Dicas para um desfralde de sucesso

O desfralde é um dos principais marcos de desenvolvimento infantil. Uma das dúvidas mais frequentes entre os pais é a idade certa para iniciar o processo e como fazê-lo de forma mais rápida. Mas antes de considerar a idade é preciso entender que é a criança quem demonstra estar pronta. Na matéria de hoje vamos dar dicas de como observar estes sinais e iniciar o desfralde sem traumas para a família.

desfralde

 

Desfralde: como saber se o meu filho está pronto?

O processo de desfralde pode ser iniciado somente quando a criança apresentar alguns dos sinais abaixo:

  • Anda com firmeza e até consegue correr
  • Urina com uma frequência estabelecida (a fralda fica seca por, pelo menos, três horas e depois enche de uma só vez)
  • As fezes estão sólidas e a criança evacua em horários previsíveis
  • A criança tem paciência de ficar sentada
  • Consegue abaixar e levantar as calças sozinha
  • Não gosta de ficar com a fralda suja
  • Observa os outros irem ao banheiro com curiosidade
  • Avisa verbalmente quando está com vontade de urinar ou evacuar
  • Demonstra visualmente (aquela carinha rs) quando está evacuando
  • Consegue ajudar em tarefas simples – como guardar brinquedos e segurar algo se solicitado
  • Entende instruções simples e sabe que cada coisa tem o seu lugar
  • Entende o que é “xixi”, “cocô” e “ir ao banheiro”
  • Consegue avisar que está com vontade

Esses sinais representam o desenvolvimento físico, comportamental e cognitivo necessários para o sucesso do desfralde. Não é necessário que a criança apresente todos esses comportamentos, mas pelo menos a grande maioria, o que indica um grau de maturidade ideal para deixar as fraldas. A maioria das crianças alcança esse estágio por volta dos 2 anos de idade, sendo que algumas só estão preparadas após completarem 3 anos. Por isso, os especialistas afirmam que não existe uma idade certa para o desfralde. Já sabemos que cada criança se desenvolve em seu próprio tempo. Afinal, há aquelas que andam com 9 meses e outras somente com 1 ano e meio. Não é diferente com o desfralde.

 

Desfralde: como fazer?

O primeiro passo é definir se você vai usar ferramentas para auxiliar a criança no desfralde, como penicos e assentos redutores de vaso sanitário. Com este último é interessante adquirir um apoio para os pés. Apresente os acessórios para a criança com entusiasmo e converse que agora ela irá fazer xixi e cocô ali, já que está “grandinho”. É importante instalar as peças no banheiro que a família usa e mantê-lo sempre livre para quando a criança precisar usar. Explique que é o local de fazer xixi e cocô e não deixe que o penico, por exemplo, vire um brinquedo.

Depois inicia-se a fase da estimulação: você deve perguntar se ela quer ir ao banheiro com lembretes frequentes (a cada 20 ou 30 minutos). Leve-a ao banheiro sempre que demonstrar uma aparente dúvida se está mesmo com vontade ou não. Mesmo que seja um alarme falso, parabenize pela iniciativa e tente novamente na próxima vez. Quando a criança enfim conseguir usar o penico ou assento com sucesso, transforme o fato em um acontecimento. Demonstre felicidade e mostre os próximos passos: se limpar com o papel higiênico, vestir novamente as roupas e lavar as mãos. Esse processo deve ser repetido sempre e a criança deve ser estimulada a lembrar do que deve ser feito nas vezes seguintes.

Uma dica importante: durante o desfralde, evite vestir a criança com roupas difíceis, com muitos botões. Macacões, por exemplo, não são aconselhados. Opte por calças, bermudas, saias e shorts com elásticos, que ela mesma consiga abaixar e levantar. Nos passeios, não esqueça das roupas extras, pois acidentes podem acontecer. Presentear a criança com cuecas/calcinhas com estampas divertidas pode ser um ótimo incentivo e torna o processo mais lúdico. Evite usar fraldas em saídas, como ir ao shopping ou visitar a casa da avó. Este tipo de atitude pode confundir a criança, que receberá informações contraditórias, e retardar sua evolução.

O desfralde noturno costuma acontecer algum tempo depois que o diurno estiver estabelecido. Os pais devem observar se a criança está acordando sempre com a fralda seca. É um dos sinais evidentes de que ela está pronta para não usar mais a fralda para dormir. É normal que até os 5 anos ainda ocorram alguns escapes de urina durante a noite. Para facilitar este controle noturno é recomendável diminuir a ingestão de líquidos após o jantar. E lembrá-la de fazer xixi antes de dormir é fundamental!

desfralde

 

Desfralde: o que não fazer!

Agora que você já sabe identificar se o seu filho está pronto para o desfralde e como fazê-lo, vamos falar sobre o que não deve ser feito durante o processo:

Na hora errada: evite iniciar o desfralde em um momento de grandes mudanças na rotina da criança, como perto do nascimento de um irmãozinho, mudança de casa ou de escola, por exemplo. As chances do desfralde ser frustrado são grandes. Aguarde até que a criança esteja confortável com a nova rotina.

Forçar a barra: não faça pressão sem que a criança apresente os sinais de que está pronta para o desfralde. Ao invés de ficar curiosa e animada com o processo, a criança pode ficar tensa e se assustar, apresentando sinais físicos como prisão de ventre. O ritmo deve ser da criança, ou seja, lento e com muita paciência. Incentive com livrinhos, histórias, idas ao banheiro, cuecas e calcinhas novas. Mas nunca force!

Dar bronca ou castigar nas escapadas: não adianta brigar ou colocar a criança de castigo se houver escapadas. Durante o desfralde é completamente natural que ocorram acidentes e a criança acabe sujando as roupas. A reação dos pais quando estas situações ocorrem definem todo o sucesso do desfralde. Muitas crianças acabam retardando o processo quando são castigadas, e podem apresentar crises graves de prisão de ventre e infecções urinárias.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Chá de desfralde: nova tendência gera polêmica

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.