HomeBebêsDicas para o bebê dormir melhor: descubra onde está o problema
bebê dormir

Dicas para o bebê dormir melhor: descubra onde está o problema

Para o bebê dormir melhor, a família inteira deve ter consciência das mudanças da rotina necessárias para ajudar o pequeno a ter noites de sono mais tranquilas.

A Assessora do Sono Materno e Infantil Lu Pimentel preparou algumas dicas para o início do processo. Hoje vamos falar da preparação, da identificação dos problemas com o sono e da importância de estabelecer objetivos e metas, de acordo com a rotina da família.

Algumas informações são baseadas no livro: Soluções para noites sem choro da Elizabeth Pantley. Vamos conferir as dicas?

Preparação para o bebê dormir melhor: reflita!

Você já refletiu que, mesmo sem saber, você mesma pode ser o obstáculo para que seu filho durma bem? Os bebês são influenciados diretamente pelas nossas emoções. É importante ter consciência disso, pois elas podem impedir ou dificultar as mudanças necessárias para ajudar o bebê a dormir melhor.

Por isso, a primeira dica é refletir sobre como você está lidando com o sono do bebê. Do mesmo modo que cuidamos para que os pequenos tenham todas as necessidades diárias atendidas, como banho, alimentação, carinho, entre outros, também é preciso muito cuidado para o bebê dormir melhor.

Lembre-se que o sono é extremamente importante para o desenvolvimento dos pequenos.

bebê dormir

 

Descubra onde está o problema

Agora que você tem consciência da importância do seu papel no processo de fazer o bebê dormir melhor, precisamos descobrir onde está o problema. É na rotina do bebê, na forma como você a administra ou apenas na expectativa dos outros?

Com certeza você já ouviu alguma outra mãe dizer que o seu filho dorme a noite toda. A sociedade nos cobra isso. Mas você já pensou que esses bebês são uma exceção? O mais natural é que os bebês não durmam por tantas horas ininterruptamente tão cedo. Acordar uma ou duas vezes à noite é normal durante os dois primeiros anos de vida.

Se você não sente que há algo de errado com o sono do seu bebê e chegou neste artigo simplesmente por influência do que outras pessoas opinam, reflita se realmente algo tem que mudar ou se você já tem em casa um bebê que dorme bem.

Mas se os hábitos de sono do seu bebê estão prejudicando a rotina familiar, vamos te ajudar! Saiba que todo bebê, mãe e família são únicos. Somente vocês podem definir as respostas certas para cada situação.

Não permita que terceiros determinem o que você tem que fazer. Seja a mãe que você deseja e que seu filho precisa.

bebê dormir

 

Estabeleça seu próprios objetivos e metas

Quando você decidir que precisa mudar a rotina de sono do bebê, já pode definir os objetivos e metas, ou seja, onde vocês pretendem chegar.

É importante conhecer a quantidade de horas que o bebê deve dormir, em cada fase, lembrando que cada criança é única. Vamos falar sobre isso mais para frente!

Cuidado com as expectativas muito altas. Como já falamos, dormir a “noite inteira” não é algo natural e tão simples como ouvimos por aí. Veja só o que afirma Elizabeth Pantley, autora do livro Soluções para noites sem choro: “Acho estranho que com mais de 50% de bebês, com menos de 2 anos de idade, acordando durante a noite, isso seja considerado ‘distúrbio’. Com uma porcentagem tão elevada, eu diria que é ‘normal’. Apenas porque é normal, contudo, não significa que possamos, ou devemos, conviver com a situação. Podemos fazer muitas coisas para encorajar o bebê a dormir durante mais tempo”.

Então, seja honesta com as suas expectativas e determine metas pequenas neste primeiro momento como conseguir fazer o bebê dormir mais cedo ou respeitar a hora da soneca. Aos poucos, vamos chegar lá e fazer o seu bebê dormir melhor!

Mais sobre Sono Infantil:

É possível fazer meu bebê dormir melhor sem deixá-lo chorando sozinho? 

A importância da rotina de sono

bebê dormir

 

Lu Pimentel – Assessora do Sono Materno e Infantil

FACEBOOK: www.facebook.com/lupimentelmae
INSTAGRAM: www.instagram.com/lupimentelmae
YOUTUBE: www.youtube.com/lupimentelmae

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Viajar com bebê: dicas para escolher um hotel baby friendly

Viajar de avião com bebê: tire as principais dúvidas

Banho de ofurô para bebês tranquiliza e relaxa

Como deixar a casa segura para o bebê engatinhar

10 benefícios da shantala para o bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.