HomeBebêsDicasFesta junina em casa: saiba como comemorar em família!
festa junina em casa

Festa junina em casa: saiba como comemorar em família!

Que tal fazer a festa junina em casa? Em meio à pandemia do novo coronavírus, o recomendado é ficar em quarentena, mas você não precisa deixar de comemorar a data. 

Como todo típico brasileiro festeiro e criativo, não podemos deixar que o isolamento social nos impeça de comemorar uma das festas mais gostosas do país, não é? Para quem mora com os filhos ou outros familiares, aproveitar o momento para criar uma festa temática pode ser uma ótima oportunidade de matar a saudade dessa tradição.

festa junina em casa

Importante: devemos evitar aglomerações e respeitar o distanciamento social, então nada de convidar pessoas que não moram na sua residência, combinado?

Festa junina em casa: comece pela decoração

A decoração junina é simples e fácil. Trouxemos sugestões que podem te ajudar a criar um clima junino e fazer um arraial caseiro. Olha só!

Bandeirinhas

Item obrigatório! As tradicionais bandeirinhas podem ser feitas com diversos materiais, como papel de seda, cartolina, sulfite, tecido, EVA e até mesmo páginas de revistas velhas. Basta recortá-las em formato triangular ou retangular com o corte de um triângulo bem no meio. Depois, é só colá-las em um barbante. Estique o fio de um canto a outro do cômodo e pronto!

festa junina em casa

Balões

Podem ter tamanhos menores do que o de um balão real, mas precisam ter aquele formato de prisma para serem fiéis ao costume junino. Podem ficar no teto, junto das bandeirinhas, nos cantos dos cômodos ou pendurados em vigas ou postes, no caso de festas no quintal.

festa junina em casa

Fogueira

Só faça uma fogueira real se a festa ocorrer ao ar livre. Uma chácara, por exemplo, comporta uma fogueira alta, montada com vários troncos empilhados. No quintal de uma casa, galhos de árvores dão conta do recado.

É importante haver um adulto responsável por permanecer próximo da fogueira para evitar possíveis acidentes. Se você não tem esse espaço disponível, a fogueira pode ser lembrada de forma simbólica com papelão, plástico colorido ou eva, por exemplo. 

festa junina em casa

Capriche na vestimenta!

Essa é a parte mais divertida! Aqui vale remendos nas roupas, camisas quadriculadas de flanela, vestidos de cores chamativas, chapéus de palha – com trança e laço para as meninas –, sardas, dentes pintados de preto, bigodes pintados e sobrancelhas emendadas. Solte a criatividade!

festa junina em casa

Entre no clima com as músicas!

O “modão” da festa junina inclui xote, baião, forró e sertanejo raiz. As tradicionais quadrilhas também podem ser executadas sem parar. O importante é criar um clima alegre e que permita a todos dançarem.

Comida é a melhor parte

Para entrar na tradição junina, algumas guloseimas são fundamentais para cumprir as exigências. Confira a lista:

  • Milho verde cozido;
  • Pipoca;
  • Pastel;
  • Pinhão;
  • Pamonha;
  • Paçoca;
  • Doce de abóbora;
  • Pé-de-moleque;
  • Arroz doce;
  • Canjica;
  • Bolo de fubá;
  • Quentão.

festa junina em casa

festa junina em casa

Claro que a lista não esgota as possibilidades, mas, se você servir esses alimentos, pode ter certeza de que todos os seus convidados, principalmente as crianças, vão amar! 

Para finalizar, inspire-se nas mamães Marília Mendonça, Sabrina Sato e Milla Cabral que já entraram no clima da festa junina em casa!

1700x1700 1700x1700-1

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Ensaio de festa junina: 30 fotos para você se apaixonar!

5 receitas de festa junina para bebês

Festa Junina de aniversário é tema super divertido

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário