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Mamãe fitness: dicas para voltar a correr no pós-parto

Você é mamãe fitness?! Está preocupada com o retorno para os treinos?! Fica tranquila 😉

Assim como você, muitas mulheres ficam curiosas em entender como vai ser o equilíbrio entre vida pessoal e treinos durante a gravidez e mesmo depois, principalmente nos primeiros meses após o parto.

Para te ajudar a tirar essas dúvidas e saber como voltar a rotina de forma saudável e feliz, preparamos uma lista com as melhore dicas de treino para as novas mamães. Confira:

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Mamãe fitness – saiba como voltar aos treinos depois do parto

Qualquer atividade física nesse período necessita de uma avaliação médica e o tempo de retorno depende do tipo de parto e das condições físicas e emocionais da mulher. 

Mas, em geral, se o parto for normal, é possível voltar a treinar em duas ou três semanas. E como devem ser esses primeiros passos para uma mamãe corredora, por exemplo? Confira abaixo quatro sugestões:

1.Inclua caminhadas curtas

Volte aos treinos com caminhadas curtas (de 20 ou 25 minutos), mesmo que você tenha gás e consiga correr. Às vezes, as mamães ganham algum peso durante a gravidez e querem acelerar o processo de queima calórica aumentando a dificuldade do treino. Não caia nessa cilada. Aos poucos, com o passar das semanas, inclua trechos de corrida, até voltar a correr plenamente.

2.Treine em dias alternados

Atenção mamãe fitness: faça esses primeiros treinos de caminhada (e caminhada com corrida) em dias alternados. Essa frequência é suficiente para retomar o hábito e recriar as adaptações necessárias à corrida. Esse dia de descanso ajuda o corpo a descansar e a ganhar força de novo.

3.Cuidados especiais para as lactantes

Se estiver amamentando, esvazie a mama antes de treinar, para não sentir incômodo. Hidrate-se bem para evitar que a perda de líquido interfira na quantidade e na qualidade do leite. Aguarde também de 30 a 60 minutos para amamentar depois de correr ou praticar algum outro exercício.

4.Invista em outras atividades

Você não precisa descansar totalmente nos dias em que não for caminhar ou correr. Invista tempo, se puder, em outras atividades, como por exemplo: musculação, natação, dança ou yoga. Isso é uma boa para a manutenção do gasto calórico sem que o corpo fique sobrecarregado demais em uma atividade. O mais importante é escolher uma atividade que te traga satisfação.

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