HomeBebêsAmamentaçãoDireito da lactante: servidoras do DF poderão amamentar por 1 ano
direito da lactante

Direito da lactante: servidoras do DF poderão amamentar por 1 ano

As mamães do Distrito Federal têm uma importante conquista de direito da lactante para comemorar!

Uma recente alteração na Lei Orgânica do Distrito Federal passou a garantir que todas as servidoras públicas possam amamentar seus filhos – durante o expediente – pelos 12 primeiros meses de vida da criança.

A proposta é da deputada Celina Leão e foi aprovada com efeito imediato na última semana.

direito da lactante

Direito da lactante era até o sexto mês de vida do bebê

A conquista amplia o direito da lactante, que até então tinha direito de prosseguir com a amamentação exclusiva por seis meses.

Apesar de atestado no Diário Oficial que a lei entra em vigor a partir de sua aprovação, o Estado tem até 180 dias para a regulamentação. O prazo é estabelecido para que cada órgão se organize para cumprir a legislação.

A deputada Celina Leão falou sobre a proposta de lei em uma entrevista para a Revista Crescer. “Durante esses 12 meses, a mãe tem direito a um horário especial com intervalos, ou até chegar e sair um pouco mais cedo. Caso contrário, o órgão terá que prover um lugar adaptado para que ela possa amamentar”, explica a parlamentar, que afirmou que a proposta veio de um pedido das próprias funcionárias públicas.

direito da lactante

E o restante do país?

Um dos objetivos da deputada é ampliar esse direito da lactante aos demais estados brasileiros. “O intuito é garantir esse direito para que essa mãe possa se desenvolver profissionalmente sem comprometer esse laço materno que é tão importante”, defende.

Atualmente, funcionárias de empresas privadas e públicas têm o direito a entrar 30 minutos mais tarde e sair 30 minutos mais cedo, até a criança completar seis meses.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

10 passos para o sucesso da amamentação

Estabilidade após licença maternidade: Entenda seus direitos!

Salário-maternidade agora cai automaticamente pelo INSS

Plano de saúde na gravidez: tire suas dúvidas

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.