HomeBebêsAmamentaçãoDoação de leite materno: entenda como funciona este ato de amor
Doação de leite materno

Doação de leite materno: entenda como funciona este ato de amor

Amamentar é um ato de amor e o leite materno é o melhor alimento para o seu bebê até os seis meses de vida. Mas, infelizmente, algumas mães não conseguem amamentar os seus bebês. Fazem parte destas estatísticas as crianças internadas nas unidades de tratamento intensivo (UTI), seja por terem nascido prematuramente ou terem alguma condição que exija a sua internação. E é graças aos bancos de leite e às mulheres que doam leite materno que esses bebês podem ter acesso a este alimento único. A matéria de hoje é sobre a doação de leite materno.

Doação de leite materno

Entenda como funciona a doação de leite materno

Se você é uma das mulheres que produzem uma grande quantidade de leite e deseja doar, o primeiro passo é entrar em contato com o banco de leite mais próximo. Pode ser por telefone mesmo! Lá você será orientada sobre como deverá fazer a coleta e a forma correta para armazenar o leite ordenhado.

O cadastro inicial, feito no primeiro contato, busca informações como dados pessoais, seus hábitos de vida e como foi o seu pré-natal. Tudo isso será avaliado por um médico, que vai decidir se você está apta ou não para doar leite materno. Estando apta, o banco de leite entra em contato para combinar o dia certinho da coleta.

É importante lembrar que todo este cuidado é extremamente necessário, pois bebês prematuros internados em unidades neonatais são os receptores do leite doado.

 

Quais os principais requisitos para ser doadora?

A mulher que pretende doar leite materno não pode fumar, fazer uso de álcool ou drogas ilícitas ou tomar remédios incompatíveis com a amamentação. Ela terá que apresentar todos os seus exames de pré-natal ou pós-natal, para que o banco de leite ateste sua boa saúde.

 

Como funciona a doação do leite materno?

Os bancos de leite preferem que a ordenha seja manual. Isso porque eles precisam minimizar ao máximo os riscos de contaminação, que são mais altos com o uso de bombas. Também é fundamental usar uma máscara, ou fralda limpa, no rosto.

Antes de começar, lave bem das mãos até os cotovelos com água e sabão, e não esqueça de manter as unhas bem limpinhas também. Os primeiros jatos devem ser desprezados. O recipiente de coleta (pote de vidro com boca larga e tampa de plástico) deve estar esterilizado e ir direto para o freezer! Não complete totalmente o recipiente. Evite locais de alta contaminação para fazer a ordenha, como cozinhas e banheiros.

 

A doação de leite materno no Brasil é bem estruturada e conta com diversos bancos de leite espalhados por todo território nacional! Se você se interessou em ajudar os pequeninos nas unidades neonatais, pode conferir o banco de leite mais próximo aqui.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Confira as 11 maiores dúvidas sobre amamentação

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.