Sono infantil: entenda o efeito vulcânico nos bebês
“Meu filho briga com o sono. Ele está exausto e não quer dormir!”. Com certeza você já afirmou isso ou ouviu de outra mãe. Esse cenário tem relação com o efeito vulcânico no sono do bebê.
Conversamos com a Assessora do Sono Materno e Infantil Lu Pimentel sobre essa situação crítica, que transforma as horas da soneca em uma verdadeira batalha.
Efeito vulcânico no sono do bebê: como ele acontece?
Seu filho dormiu bem a noite e acorda tranquilo. É como se a bateria dele estivesse totalmente carregada e o pequeno esbanja disposição. Mas, conforme as horas vão passando, esse quadro muda.
“Quando essa ‘carga’ vai diminuindo, aumenta pressão do sono (também chamada de pressão homeostática), se o bebê não tiver momentos de soneca quando a janela de sono se abre, pode chegar ao ponto que a criança está extremamente cansada e irritada. Ela não consegue relaxar e dormir!”, exemplificou a assessora de sono.
É essa situação que chamamos de efeito vulcânico ou efeito vulcão. “Os pais também têm que lidar com uma criança que chora muito, um choro incontrolável, durante o pico da pressão homeostática. É o acúmulo do cansaço”.
▷ Sono infantil: como fazer o bebê dormir na própria cama?
Bebê precisa das sonecas
Segundo a assessora de sono, a soneca é muito importante para o desenvolvimento do bebê e não pode ser “recuperada” durante a noite. Na verdade, acontece o seguinte: uma criança que não tira boas sonecas, apresenta um sono mais agitado durante a noite.
“Nunca devemos adiar as sonecas do bebê. Se ele der os primeiros sinais de sono, os pais devem levar o bebê para um ambiente onde ele consiga dormir, para evitar o efeito vulcânico”, recomendou Lu Pimentel, que lembra que entre os malefícios dessa situação está a influência do cortisol, o hormônio do estresse. “No pico da pressão homeostática acontece a liberação do cortisol, que dificulta a produção da serotonina (hormônio do prazer) e da melatonina (hormônio do sono)”.
▷ Dicas para o bebê dormir melhor: a importância da rotina de sono
Evite o efeito vulcânico nos bebês:
- Sonecas na hora certa e por tempo suficiente (varia de acordo com a idade do bebê-ver tabela de sono)
- Tenha atenção aos sinais de cansaço (esfregar de olhos, perda de concentração, olhar parado, bocejos, mexer muito no cabelo ou na orelha)
- Respeite as janelas do sono (quanto mais novo o bebê, mais curtas)
- Não se renda: se o bebê não “quiser” dormir, insista ou dê um tempinho e tente novamente.
- Estabeleça uma rotina para as sonecas do dia
Lu Pimentel – Assessora do Sono Materno e Infantil
FACEBOOK: www.facebook.com/lupimentelmae
INSTAGRAM: www.instagram.com/lupimentelmae
YOUTUBE: www.youtube.com/lupimentelmae
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Cérebro do bebê: você pode estimular seu desenvolvimento