HomeBebêsSono infantil: entenda o efeito vulcânico nos bebês
efeito vulcânico

Sono infantil: entenda o efeito vulcânico nos bebês

“Meu filho briga com o sono. Ele está exausto e não quer dormir!”. Com certeza você já afirmou isso ou ouviu de outra mãe. Esse cenário  tem relação com o efeito vulcânico no sono do bebê.

Conversamos com a Assessora do Sono Materno e Infantil Lu Pimentel sobre essa situação crítica, que transforma as horas da soneca em uma verdadeira batalha.

efeito vulcânico

 

Efeito vulcânico no sono do bebê: como ele acontece?

Seu filho dormiu bem a noite e acorda tranquilo. É como se a bateria dele estivesse totalmente carregada e o pequeno esbanja disposição. Mas, conforme as horas vão passando, esse quadro muda.

“Quando essa ‘carga’ vai diminuindo, aumenta pressão do sono (também chamada de pressão homeostática), se o bebê não tiver momentos de soneca quando a janela de sono se abre, pode chegar ao ponto que a criança está extremamente cansada e irritada. Ela não consegue relaxar e dormir!”, exemplificou a assessora de sono.

É essa situação que chamamos de efeito vulcânico ou efeito vulcão. “Os pais também têm que lidar com uma criança que chora muito, um choro incontrolável, durante o pico da pressão homeostática. É o acúmulo do cansaço”.

Sono infantil: como fazer o bebê dormir na própria cama?

efeito vulcânico

 

Bebê precisa das sonecas

Segundo a assessora de sono, a soneca é muito importante para o desenvolvimento do bebê e não pode ser “recuperada” durante a noite. Na verdade, acontece o seguinte: uma criança que não tira boas sonecas, apresenta um sono mais agitado durante a noite.

“Nunca devemos adiar as sonecas do bebê. Se ele der os primeiros sinais de sono, os pais devem levar o bebê para um ambiente onde ele consiga dormir, para evitar o efeito vulcânico”, recomendou Lu Pimentel, que lembra que entre os malefícios dessa situação está a influência do cortisol, o hormônio do estresse. “No pico da pressão homeostática acontece a liberação do cortisol, que dificulta a produção da serotonina (hormônio do prazer) e da melatonina (hormônio do sono)”.

Dicas para o bebê dormir melhor: a importância da rotina de sono

efeito vulcânico

 

Evite o efeito vulcânico nos bebês:

  • Sonecas na hora certa e por tempo suficiente (varia de acordo com a idade do bebê-ver tabela de sono)
  • Tenha atenção aos sinais de cansaço (esfregar de olhos, perda de concentração, olhar parado, bocejos, mexer muito no cabelo ou na orelha)
  • Respeite as janelas do sono (quanto mais novo o bebê, mais curtas)
  • Não se renda: se o bebê não “quiser” dormir, insista ou dê um tempinho e tente novamente.
  • Estabeleça uma rotina para as sonecas do dia

 

Lu Pimentel – Assessora do Sono Materno e Infantil

FACEBOOK: www.facebook.com/lupimentelmae

INSTAGRAM: www.instagram.com/lupimentelmae

YOUTUBE: www.youtube.com/lupimentelmae

 

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Cérebro do bebê: você pode estimular seu desenvolvimento

Bebê pode entrar na piscina?

Como limpar a banheira do bebê?

Quando o bebê vai andar?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.