HomeBebêsEnsaio Newborn: 8 principais dúvidas sobre fotos de recém-nascidos
ensaio newborn

Ensaio Newborn: 8 principais dúvidas sobre fotos de recém-nascidos

Um dos momentos mais esperados pelas mamães apaixonadas por fotos é o ensaio newborn, tendência que cresce anualmente entre as brasileiras.

Apesar do sucesso, esse tipo de ensaio exige acompanhamento profissional e desperta muitas dúvidas, especialmente quando pensamos nos cuidados que o recém-nascido exige nos primeiros dias de vida.

Para ajudar mamães e papais que caíram de paraquedas nesse mundo repleto de novidades, preparamos um guia com as oito principais dúvidas sobre o ensaio newborn.

ensaio newborn

Mas, antes de tudo…

É muito importante contratar um profissional especializado em ensaio newborn, com experiência comprovada. De preferência, busque referências com amigos e familiares, além de ler com atenção o site e as redes sociais do profissional. Busque queixas e reclamações. O ideal é que essa pesquisa seja feita ainda na gravidez, já que o ensaio deve ser feito nos primeiros dias de vida do bebê.

Tire suas dúvidas sobre o ensaio newborn

1 – Qual o período ideal para fazer as fotos?

O ensaio newborn deve ser feito entre o 5º e o 12º dia de vida, período que o bebê tende a dormir por mais tempo e toleram ser posicionados para as fotos com mais facilidade. Alguns profissionais conseguem fazer até o 15º dia, mas isso pode variar.

Por isso é recomendado formalizar a contratação do fotógrafo durante a gravidez e avisá-lo quando o bebê nascer, para que ele ajuste a agenda.

ensaio newborn

2 – Fazer o ensaio em casa ou estúdio? Qual é o melhor?

Não há uma opção melhor, tudo depende da preferência e do estilo de vida da família. Quando realizado em casa, o ensaio newborn é conhecido como lifestyle e tem uma proposta interessante, mostrar os primeiros dias do recém-nascido no contexto familiar.

Já o ensaio em estúdio tem o benefício de uma cena mais bonita esteticamente, com luz planejada e cenário especialmente pensado para as fotos.

3 – Quanto tempo dura o ensaio newborn?

O grande diferencial do ensaio newborn é que ele é comandado pelo bebê. O profissional vai respeitar a rotina do bebê, parando para trocar a fralda, amamentação e aguardando o ninar para adormecer. Por isso, o tempo de duração varia de acordo com o recém-nascido.

ensaio newborn

4 – Posso convidar irmãos, avós e padrinhos para acompanhar as fotos?

Poder, pode! Mas essa não é uma recomendação dos profissionais da área. Há até aqueles que estipulam um número máximo de pessoas para o acesso ao estúdio, por exemplo.

O dia do ensaio newborn deve ser marcado pela tranquilidade, por isso o ideal é que o bebê não receba visitas neste dia e que os pais mantenham a rotina o mais tranquila possível.

Isso vai diminuir o estresse e tensão da criança, que já vai ter que lidar com um estranho e os apetrechos do ensaio de fotos. Então, além de evitar visitas, também recomenda-se evitar agendar as fotos para dias de médico e vacinas, por exemplo.

5 – O bebê pode sentir dores ou incômodo com as posições das fotos?

De forma alguma! Por isso a importância de contratar um fotógrafo com experiência. Nunca dê preferência para profissionais que já fazem fotos para a família, mas ainda não fizeram com recém-nascidos. Isso porque ele não saberá manusear o bebê com a segurança necessária para que não o deixe desconfortável.

ensaio newborn
6 – Como preparar o bebê para o ensaio newborn?

Além de seguir as recomendações que falamos acima, prezando pela tranquilidade na rotina do bebê neste dia. Antes de iniciar as fotos, a mãe deve amamentá-lo, trocar a fralda e ninar o bebê, para que adormeça.

7 – Bebê prematuro pode fazer o ensaio newborn?

Sim, desde que a família tenha a liberação médica. A equipe do fotógrafo vai tomar as mesmas precauções – excluir qualquer profissional que esteja doente, higienizar muito bem toda a cenografia e usar álcool em gel.

8 – O bebê precisa estar sempre dormindo? E se eu quiser fotos dele acordado?

Não há problema em fazer fotos com o bebê acordado, mas a família deve entender que algumas poses só são possíveis com o recém-nascido dormindo profundamente.

ensaio newborn

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais:

Smash the Cake: lindas fotos para te inspirar

Ensaios de fotos de bebês com cachorros são puro amor

Fotos de recém-nascido: 15 momentos que você precisa registrar

Ensaio Cubinhos de Amor é proposta original para fotos em família

Ensaio Milk Bath com bebês: Você vai se apaixonar!

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário