10 erros que atrapalham amamentação e como resolvê-los
Já falamos diversas vezes aqui sobre os benefícios da amamentação para o desenvolvimento do bebê. E que nem sempre é um processo fácil e instintivo, que exige dedicação da família para que o desmame precoce não aconteça. Mas, o que muitas pessoas ainda não sabem, é que é possível evitar erros que atrapalham amamentação de forma simples e ainda nas primeiras semanas de vida do bebê.
São hábitos que dificultam o sucesso do aleitamento materno e reforçados por crenças antigas, sendo extremamente prejudiciais para mãe, bebê e família. Por isso, é muito importante que a gestante se prepare para esse momento, buscando informações sobre amamentação.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a amamentação de forma exclusiva até os seis meses de vida do bebê e complementar até os dois anos ou mais. E, não custa lembrar, não existe leite materno fraco!
TOP 10 erros que atrapalham amamentação
1 – Achar que amamentação é algo instintivo e não se informar
É importante reforçar essa informação! É preciso buscar orientação e ler bastante sobre amamentação ainda na gravidez. Podem ser sites especializados, bancos de leite e até uma consultoria especializada. Já até falamos sobre esse assunto aqui.

Erros que atrapalham amamentação podem desestimular o aleitamento e causar desmame precoce.
2 – Agendar uma cesárea sem necessidade
Você sabia que o trabalho de parto estimula a descida do leite materno? Isso acontece pela ação dos hormônios que agem para o parto normal. Esse é apenas mais um dos benefícios do nascimento natural. A cesárea deve ser uma alternativa de emergência.
3 – Oferecer fórmula na mamadeira
O colostro é um alimento rico e seu bebê não precisa de outro alimento nos primeiros dias de vida. Oferecer fórmulas, em mamadeira, prejudica o aleitamento pois a produção de leite materno está diretamente ligada à sucção do bebê. Sendo alimentado de outra forma, com bicos artificiais, ele pode perder o interesse pelo seio.
4 – Oferecer chupeta
Além da mamadeira, a chupeta também é um bico artificial que pode desestimular o bebê a buscar a pega correta. A necessidade de sucção deve ser suprida pela amamentação.
5 – Estabelecer horários para as mamadas
A amamentação deve ser em livre demanda, sem horários estipulados e sempre que o bebê solicitar. O hábito estimula a produção de leite, que logo se ajustará à demanda do bebê.

Um dos erros que atrapalham amamentação é estabelecer horários fixos para a mamada.
6 – Não amamentar durante à noite ou oferecer mamadeira no horário
Algumas famílias optam por oferecer mamadeira durante a madrugada, acreditando na crença de que o pequeno vai “dormir melhor”. Mas é preciso entender que durante à noite é que ocorre o pico de produção da prolactina, hormônio responsável pelo aumento da produção de leite.
Lembre-se que os bebês amamentados no seio tendem a ter fome mais rápido do que os alimentados por fórmulas por causa da rápida digestão do leite materno.
7 – Dar água para o bebê
Bebês amamentados em livre demanda não precisa ingerir água, pois o leite materno tem tudo o que ele precisa para se manter hidratado. Oferecendo água, os pais acabam “substituindo” um espaço no estômago da criança que poderia ser do leite, fazendo com o que o pequeno mame menos. O mesmo vale para chás.
8 – Alternar os seios toda hora
A melhor forma de manter a produção de leite de acordo com a demanda é deixar o bebê mamar o seio, até esvaziá-lo. Não é preciso oferecer os dois seios na mesma mamada. Isso é importante por causa das fases do leite: o chamado primeiro leite é responsável pela hidratação pois é rico em água; já o leite posterior tem gordura, para saciar a criança. Se a mãe ficar alternando, corre o risco de não deixar o bebê chegar no leite posterior.
9 – Achar que é normal quando o bico racha e sangra
Sentir dor na amamentação é sinal de que a pega está errada. Esse é um dos principais motivos que levam ao desmame precoce. A pega deve ser corrigida, para que o bebê consiga mamar e que os seios não sejam mais machucados. Falamos sobre isso aqui! A família pode buscar orientação em bancos de leite e consultorias de amamentação.

Outro dos erros que atrapalham amamentação é não ajustar a pega correta, facilitando rachaduras e sangramento.
10 – Se alimentar mal e não beber água (a mãe)
Para conseguir dar conta da produção de leite, a mãe deve se alimentar de forma equilibrada, priorizando carboidratos integrais, proteínas magras, verduras legumes e frutas. Também é importante beber cerca de três litros de água por dia.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais sobre amamentação:
Amamentação: Dicas para aumentar a produção de leite
Almofada de amamentação: 10 modelos para diferentes estilos de mãe