Estresse prejudica amamentação: confira dicas para controlar a ansiedade
Com o nascimento do bebê, tudo muda. A rotina da casa, o relacionamento com o parceiro, o orçamento financeiro, o corpo… A mulher passa por um turbilhão de emoções, com noites mal dormidas e, muitas, ainda têm que lidar com afazeres domésticos. Mas é preciso cuidado com a ansiedade. O estresse prejudica amamentação e pode causar o desmame precoce.
Mas calma! Se você anda se sentindo pressionada e percebeu que o estresse está prejudicando a sua produção de leite, dá para reverter a situação.
Controle a ansiedade: estresse prejudica amamentação
A primeira medida é continuar amamentando. Da mesma forma que o estresse prejudica amamentação, amamentar ajuda a reduzir o estresse. Achou confuso? Vamos explicar! rs
Quando o bebê mama de forma correta (leia aqui sobre a pega), ele estimula a produção de leite e do hormônio ocitocina, que tem efeito calmante. Então, quanto mais a mulher amamenta, maiores são as chances dela minimizar o estresse e ansiedade.
Além disso, continuar amamentando – mesmo se sentindo estressada – ajuda a aumentar o fluxo de leite e evita que o bebê tenha crises de choro e fome, o que aumenta ainda mais a tensão em casa.
Confira mais dicas para driblar o estresse na amamentação:
- Aumente a ingestão de água. O ideal é que mulheres que estejam amamentando consumam entre 2 e 3 litros de água por dia.
- Descanse! Se não tiver ajuda para cuidar da casa, talvez seja uma boa hora para contratar uma diarista e conversar com o parceiro sobre a divisão das tarefas domésticas. Se uma das vovós ou titias do bebê oferecer ajuda, não negue!
- Atenção à alimentação. Consuma frutas, legumes e verduras diariamente, evite frituras e doces e prefira os grãos integrais.
- Amamente em livre demanda. Quanto mais o bebê mamar, maiores serão os benefícios para você!
- Lide com os problemas. Reconheça o que está te angustiando e busque ajuda se achar necessário. Conversar sobre todas as mudanças, mesmo que seja com um amigo, parceiro, familiares ou até um terapeuta, pode amenizar a sua carga emocional.
- Caso o estresse esteja sendo causado por problemas na amamentação, não desista e busque ajuda. Há diversas consultorias especializadas em aleitamento materno e você pode conseguir orientação em bancos de leite. Veja aqui qual está mais próximo de você!
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais sobre amamentação:
Almofada de amamentação: 10 modelos para diferentes estilos de mãe
Descubra o que é Mastite e como tratar