HomeBebêsEstudos comprovam: colo faz bem!
colo

Estudos comprovam: colo faz bem!

Se você faz parte das pessoas que acham que o colo faz mal para o bebê, deixando-o mal acostumado, está na hora de rever os seus conceitos! Um recente estudo do National Children’s Hospital, nos Estados Unidos, comprova que o cérebro do bebê só ganha benefícios ao receber o gostoso colinho da mãe, e a falta dele chega a prejudicar a interação dos bebês com as pessoas. Confira os detalhes da pesquisa em nossa matéria de hoje.

colo

 

Entenda porque o colo faz bem para o cérebro do bebê

A pesquisa acompanhou 125 bebês nascidos a termo e prematuros, no National Children’s Hospital, e avaliou as respostas neurais dos pequenos em relação ao toque. A conclusão do estudo mostra uma considerável redução na sensibilidade dos bebês que tiveram pouco contato pele a pele com os pais ou profissionais de saúde, sendo ainda mais perceptível nos prematuros.

Os testes consistiram basicamente na simulação do toque e na análise da reação cerebral. Leves sopros de ar na pele dos bebês causavam certas respostas cerebrais que eram devidamente medidos por eletrodos. A coordenadora do estudo Nathalie Maitre, afirmou: “Ficamos surpresos ao perceber que os bebês que passam por procedimentos dolorosos muito cedo (e tampouco contato com pessoas) têm a sensibilidade ao toque afetada”.

Para diminuir estes problemas, os pais devem ser incentivados a passarem mais tempo com os pequenos nas UTIs Neonatais, e para os bebês com mais restrições, cabe aos profissionais que cuidam deles, fazer este papel sempre que possível.

As crianças que recebem este carinho e atenção desde bem pequenos, têm a tendência de ser mais calmas, com um sono mais tranquilo ao receber alta e ir para casa. A pediatra neonatologista Luiza Volpolini afirma, em entrevista à Crescer, que “quando o bebê entra em contato com o corpo da mãe ou do pai, há uma troca cognitiva. Isso traz a lembrança dos batimentos cardíacos da mãe, o que o deixa mais sereno”.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Está comprovado: cheiro de bebê vicia

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.