Faixa na cabeça do bebê faz mal? Veja como usar com segurança!
Quem tem uma menina em casa sabe que é quase impossível resistir à fofura e variedade de lacinhos, faixas e fitas, com as mais diversas estampas, cores e tecidos. Mas é preciso cautela com o uso da faixa na cabeça do bebê, pois o acessório pode trazer efeitos negativos para a saúde da criança.
Uso de faixa na cabeça do bebê pode causar refluxo e insônia?
O assunto foi levantado pelo osteopata Dr. José Eduardo Souza, que compartilhou um relato em sua página do Facebook, sobre o atendimento que prestou a uma bebê que sofria de problemas de refluxo gastroesofágico e de sono. O especialista relacionou as condições ao uso de faixa na cabeça do bebê, que estava apertada.
Dr. José Eduardo explicou que a cabeça do bebê possui uma sutura chamada occiptomastóide, que é pressionada pela faixa. Com isso, o nervo que comanda o sistema gastrointestinal também é afetado, pois está próximo dessa sutura. As consequências seriam os sintomas relacionados ao refluxo e dificuldade para dormir.
Mas não há comprovação científica sobre isso, nem estudos mais detalhados que deem embasamento para condenar totalmente o uso de faixa na cabeça do bebê. Especialmente porque a maioria dos bebês tem um refluxo fisiológico, até o sexto mês de vida, devido a imaturidade do sistema digestivo.
Cuidados no uso de faixa na cabeça do bebê
Mas mesmo que a faixa não cause realmente refluxo ou insônia no bebê, seu uso deve ter cuidados. A criança não deve demonstrar desconforto com o acessório, que não deve marcar a cabeça do bebê.
Para perceber isso, deixe o acessório por 15 minutos na cabeça do bebê e depois retire. Verifique se a pele ficou vermelha e marcada. Se ficar, não recoloque a faixa. Lembre-se de priorizar tecidos de toque suave e que não causem alergias, como o algodão.
Além da estética, qualquer acessório, calçado ou roupa da criança deve ser seguro e confortável para a criança. Além de pressionar a cabeça, as faixas também podem causar engasgos e enforcamento, por isso não deixe que a criança durma ou brinque com o acessório.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Teste de Apgar: entenda a primeira avaliação do bebê
Curiosidades sobre o cordão umbilical: 10 coisas que você não sabia!