HomeBebêsFaixa na cabeça do bebê faz mal? Veja como usar com segurança!
faixa na cabeça do bebê

Faixa na cabeça do bebê faz mal? Veja como usar com segurança!

Quem tem uma menina em casa sabe que é quase impossível resistir à fofura e variedade de lacinhos, faixas e fitas, com as mais diversas estampas, cores e tecidos. Mas é preciso cautela com o uso da faixa na cabeça do bebê, pois o acessório pode trazer efeitos negativos para a saúde da criança.

faixa na cabeça do bebê

Uso de faixa na cabeça do bebê pode causar refluxo e insônia?

O assunto foi levantado pelo osteopata Dr. José Eduardo Souza, que compartilhou um relato em sua página do Facebook, sobre o atendimento que prestou a uma bebê que sofria de problemas de refluxo gastroesofágico e de sono. O especialista relacionou as condições ao uso de faixa na cabeça do bebê, que estava apertada.

Dr. José Eduardo explicou que a cabeça do bebê possui uma sutura chamada occiptomastóide, que é pressionada pela faixa. Com isso, o nervo que comanda o sistema gastrointestinal também é afetado, pois está próximo dessa sutura. As consequências seriam os sintomas relacionados ao refluxo e dificuldade para dormir.

Mas não há comprovação científica sobre isso, nem estudos mais detalhados que deem embasamento para condenar totalmente o uso de faixa na cabeça do bebê. Especialmente porque a maioria dos bebês tem um refluxo fisiológico, até o sexto mês de vida, devido a imaturidade do sistema digestivo.

faixa na cabeça do bebê

Cuidados no uso de faixa na cabeça do bebê

Mas mesmo que a faixa não cause realmente refluxo ou insônia no bebê, seu uso deve ter cuidados. A criança não deve demonstrar desconforto com o acessório, que não deve marcar a cabeça do bebê.

Para perceber isso, deixe o acessório por 15 minutos na cabeça do bebê e depois retire. Verifique se a pele ficou vermelha e marcada. Se ficar, não recoloque a faixa. Lembre-se de priorizar tecidos de toque suave e que não causem alergias, como o algodão.  

Além da estética, qualquer acessório, calçado ou roupa da criança deve ser seguro e confortável para a criança. Além de pressionar a cabeça, as faixas também podem causar engasgos e enforcamento, por isso não deixe que a criança durma ou brinque com o acessório.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Teste de Apgar: entenda a primeira avaliação do bebê

Curiosidades sobre o cordão umbilical: 10 coisas que você não sabia!

Anemia em bebês: saiba como prevenir

Infecção urinária em bebês tem difícil diagnóstico

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.