Farmacinha do bebê: O que precisa ter?
Quem já comprou o kit higiene, já sabe que um dos itens do conjunto é a farmacinha do bebê. Apesar de ser um acessório tradicional, as mamães de primeira viagem ainda têm dúvidas do que comprar para aproveitar a sua funcionalidade.
Para te ajudar, preparamos um guia com alguns dos principais itens para você abastecer a farmacinha do bebê e não passar apuros nos cuidados durante o primeiro ano de vida do pequeno. Vamos conferir?
Quando montar a farmacinha do bebê?
Ninguém quer sair correndo para a farmácia durante o pós-parto, não é mesmo? Então, nossa dica é montar a farmacinha do bebê durante a gravidez, para estar com tudo pronto quando o pequeno for para casa.
O que comprar para a farmacinha do bebê?
Agora, vamos à lista de compras! Confira o que você deve comprar para manter a farmacinha do bebê completa:
– Hastes flexíveis com algodão: Os famosos cotonetes não podem ficar de fora da farmacinha. Eles são essenciais para realizar a higienização do coto umbilical nas primeiras semanas de vida e a parte externa das orelhas.
– Algodão: Nos primeiros meses de vida, os especialistas recomendam que a higiene da troca de fralda deve ser feita com algodão embebido em água morna. Então, invista em um muitos pacotes.
– Sabonete líquido neutro: Há diversas marcas para bebês, do tipo “cabeça aos pés”, para serem usadas nos primeiros meses. Além do banho, o sabonete será útil se for preciso uma gotinha para higienizar o bumbum após a troca de fralda com cocô.
– Soro fisiológico: Um dos produtos mais utilizados da farmacinha do bebê. Os pais podem adotar o soro para higienizar os olhinhos e nariz do bebê.
– Álcool 70%: Importante para fazer a limpeza do coto umbilical. É aquele vendido somente em farmácia e um frasco pequeno dá conta do recado.
– Pomada antiassaduras: Em algumas trocas de fraldas, a família deve passar uma fina camada de pomada contra assaduras para manter a pele do bumbum hidratada e longe daquela vermelhidão incômoda.
– Kit de unha: Para cortar as unhas do recém-nascido, os pais devem apostar em cortadores ou tesourinha específicas para isso. Pode comprar um modelo simples.
– Escova de cabelos: Para pentear o bebê após o banho, aposte em uma escova de cerdas macias, própria para bebês.
– Hidratante corporal: Com a pele sensível, os pequenos precisam de um produto especialmente feito para bebês para a hidratação. Aposte em um produto com alto poder de hidratação, especialmente nos meses mais frios.
– Aspirador nasal: Acessório que ajuda o bebê a “assoar” o nariz quando estiver congestionado. É um complemento ao excelente soro fisiológico.
– Termômetro digital: Nunca se sabe quando aquele febre chatinha pode aparecer, não é mesmo? Por isso, toda farmacinha do bebê deve ter um termômetro para a família monitorar a temperatura do pequeno quando ele estiver mais quentinho.
– Antitérmico: Em caso de febre, a família deve ter sempre um antitérmico em casa. Consulte o pediatra do bebê para que o profissional indique a marca, lembrando que o medicamento deve ser usado somente com prescrição médica e deve ser próprio para bebês.
Importante! Sempre que for utilizar qualquer produto da farmacinha do bebê, cheque a data de validade. Alguns produtos ficam meses sem uso e acabamos esquecendo de quando foi comprado. NUNCA utilize produtos vencidos!
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais:
Coisas para bebê: 10 itens que você precisa comprar!
Inspiração: decoração de quarto montessoriano
Faixa na cabeça do bebê faz mal? Veja como usar com segurança!