HomeBebêsAmamentaçãoFórmula infantil: o que é e quando utilizar esse tipo de alimento
Fórmula infantil

Fórmula infantil: o que é e quando utilizar esse tipo de alimento

O aleitamento materno é a primeira opção de escolha para alimentar os recém-nascidos, sendo de maneira exclusiva até os 6 meses e complementada com outros alimentos por 2 anos ou mais. 

De fato são poucas as contraindicações para o aleitamento materno, como: mães infectadas pelo HIV; mães infectadas pelo HTLV1 e HTLV2; uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação; e casos de crianças portadoras de galactosemia.

Fórmula infantil

Tudo o que você precisa sabre sobre fórmula infantil

Segundo recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Ministério da Saúde e diversas entidades internacionais, as fórmulas infantis para os lactentes devem ser utilizadas apenas em situações quando não é possível realizar o aleitamento materno.

Conceitualmente, as fórmulas infantis para lactentes são definidas como o produto, em forma líquida ou em pó, utilizado sob prescrição, especialmente fabricado para satisfazer as necessidades nutricionais dos lactentes durante os primeiros seis meses de vida.

Já a fórmula infantil de seguimento para lactentes e crianças de primeira infância é o produto, em forma líquida ou em pó, utilizado quando indicado, para lactentes a partir do sexto mês de vida até doze meses de idade incompletos (11 meses e 29 dias) e para crianças de primeira infância (crianças de doze meses até três anos de idade, ou seja, até os 36 meses).

Todas as fórmulas disponíveis no Brasil devem seguir resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA RDC nº 43 e 44/2011), que orienta as quantidades de nutrientes que podem ser acrescidos à composição das fórmulas. 

Fórmula infantil

Apesar das fórmulas infantis serem produzidas para atender as necessidades do bebê, sua composição ainda está muito distante da composição do leite materno. 

O leite materno apresenta em sua composição fatores imunológicos, hormônios, fatores de crescimento, enzimas, anticorpos, substâncias antibacterianas, antivirais, anti-inflamatórias, antiparasitárias que relacionam-se a redução de doenças no primeiro ano de vida e que NÃO SÃO encontradas em nenhuma fórmula infantil. 

Além disso, a prática do aleitamento materno estimula o vínculo mãe e filho, devido o contato pele-a-pele no momento da mamada. Os olhos nos olhos e o contato contínuo entre mãe e bebê fortalecem os laços afetivos, oportunizando intimidade, troca de afeto e sentimentos de segurança e de proteção na criança e de autoconfiança e de realização na mulher. 

Especialistas acreditam ainda que a amamentação traga benefícios psicológicos para a criança e para a mãe ❤️

Fórmula infantil

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

5 dicas para integrar bebês e cachorros

Quais as principais marcas associadas à maternidade?!

Conheça os benefícios do banho de sol no bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário