HomeBebêsComo funciona a rotina de sono do recém-nascido
rotina de sono

Como funciona a rotina de sono do recém-nascido

As mais novas mamães, principalmente as de primeira viagem, sempre têm muita dúvida em relação a rotina de sono do seu bebê. Quanto tempo ele pode dormir, qual o máximo que devo esperar que acorde sozinho para mamar, o local do sono, se vai durar a noite toda, a partir de quando o sono durar a noite inteira… são tantas questões pipocando na cabeça! Não é a toa que este assunto é um dos principais causadores de medos e inseguranças nas mamães. Pretendemos ajudar a solucionar a maioria destas dúvidas neste post e deixar as mamães mais tranquilas em relação a este assunto tão delicado!

rotina de sono

A rotina de sono do bebê é uma das maiores dúvidas das mamães, um assunto que causa medo e insegurança.

Primeiro precisamos salientar que nenhum bebê é igual ao outro, e, consequentemente, sua rotina de sono também não será. Como não existem regras rígidas para isso, logo que nascer, o recém-nascido poderá dormir de 18 a 20 horas interruptas por dia, ou seja, ele estará acordado num total de apenas quatro horas. Este período provavelmente ele estará mamando, tomando banho, como ainda não enxergam direito e estão se adaptando a grande mudança de ambiente, a interação é bem pouca.

Não existe uma fórmula mágica para fazer o bebê dormir, mas criar uma rotina de sono é importante para não haver problemas no futuro, quando estiver maior. Procure pensar que o bebê acabou de nascer e é uma página em branco. Tudo que ele aprender vem diretamente das pessoas mais próximas, ou seja, os pais. Procure criar rotinas saudáveis agora no começo e você será muito bem recompensada no futuro! Para isso, junto da pediatra e neonatologista Dra. Lisiane Dresch, colaboradora do Alô Mamãe, preparamos dicas incríveis para auxiliar este árduo trabalho!

Entenda a rotina de sono do bebê nos primeiros 30 dias

  • Quando for amamentar durante a madrugada, mantenha o ambiente com o mínimo de luminosidade e de barulho possível, para não despertar o bebê.
  • Nunca coloque para dormir na cama com você. Além da segurança, o pequeno precisa do próprio espaço para ter um sono tranquilo. A pediatra também salienta que, a partir do primeiro mês, o ideal é que o bebê durma no berço e em seu próprio quartinho.
  • O auxílio de babás eletrônicas deixa os pais mais tranquilos.
  • Se o seu filho está acordando em intervalos menores de duas horas, é importante que você fique atenta se o bebê está mamando o suficiente para ficar satisfeito. Se ele estiver mamando pouco e dormir rapidamente, logo estará acordando com fome de novo.
  • Atenção! Não é necessário acordar seu bebê para mamar durante a noite. Apenas esteja certa de que está tudo em ordem e aproveite para descansar sempre que o bebê dormir. Você certamente precisa deste repouso!
rotina de sono

Dormir no berço dá o espaço necessário para garantir um sono mais tranquilo e seguro.

Chegaram os três meses! Como está a rotina de sono do seu pequeno?

  • Se conseguiu seguir as dicas dos 30 primeiros dias com sucesso durantes os últimos meses, provavelmente seu bebê já estará diferenciando o dia da noite tranquilamente, e as mamadas já devem estar mais espaçadas.
  • Para ajudar o pequeno a dormir por mais horas durante a noite, tente dar a última mamada o mais tarde possível antes de deitar.
  • As sonecas durante o dia deverão ser feitas em um ambiente mais claro e não tão silencioso, para que ele acostume que é apenas uma soneca. Se começar a dormir durante o dia por períodos mais longos, tente acordar o pequeno.
  • E não se esqueça! O bebê que dorme no berço, dorme melhor.
  • Não precisa amamentar o bebê sempre que ele chorar, Lisiane indica que você tente acalmar o pequeno ainda no berço para que ele se tranquilize e volte a dormir.

Espero que depois de todas as dicas, você esteja mais tranquila em relação a rotina de sono do seu bebê. Com tantas dúvidas e inseguranças que circundam a maternidade, informação nunca é demais, não tenha medo de questionar a pediatra em relação a qualquer assunto que esteja relacionado a seu pequeno.

 

Leia mais

– Quantas horas de sono seu bebê precisa por dia?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.