HomeBebêsVeja quais são os riscos de furar a orelha de bebê
furar orelha bebe

Veja quais são os riscos de furar a orelha de bebê

Furar a orelha de bebê pode ser uma decisão controversa em muitos casos. Cada mãe e pai terá uma opinião sobre esse assunto, que irá interferir na escolha de colocar brincos em suas filhas ainda bebês. Essa pauta gerou discussão quando autoridades da Inglaterra consideraram que furar a orelha de bebê é um tipo de abuso, já que isso faz a criança sentir dor desnecessariamente, visto que os brincos têm uma função unicamente estética.

Os médicos alertam para que as mamães que decidem furar a orelha de bebê escolham um profissional adequado para a função. Há controvérsias sobre a idade certa do bebê para ter suas orelhas furadas, entretanto, é dito que esperar o bebê completar três meses de vida é o ideal. Esse tempo é recomendado por ser a época que a pequena já começará a tomar suas vacinas, e as chances de uma infecção surgir por conta da perfuração diminui.

Ela vai sentir dor?

A dor sentida pelo bebê será a mesma em qualquer idade, acreditar que quanto mais cedo o furo for feito, menos dor o bebê vai sentir é um mito, segundo pediatras. Se você estiver decidida por colocar brincos em sua filha e não quer que ela sinta tanta dor, converse com o profissional que realizará esse procedimento sobre a possibilidade de utilizar pomadas anestésicas. Mas não se esqueça de que quando o efeito da anestesia passar, é possível que o bebê sinta um pouco de desconforto com os brincos.

furar orelha bebe

Furar a orelha de bebê pode ser uma escolha arriscada, mas tomando os devidos cuidados, não há problemas e sua filha ficará ainda mais linda!

Onde furar a orelha de bebê?

Desde 2012, a perfuração de orelha pode ser feita em farmácias no Brasil, desde que o procedimento seja feito com brincos esterilizados que são vendidos no próprio local e colocados com ajuda de equipamento apropriado, uma espécie de pistola. Isso significa que não adianta levar aquele brinquinho lindo que o bebê ganhou de presente. Nesse caso, o brinco não será de ouro, pelo menos por algum tempo. Nas maternidades, o furo na orelha não costuma ser feito hoje em dia. Procure locais de confiança, limpos e seguros para levar o bebê caos decida por colocar brincos.

Qual brinco escolher?

Os brincos feitos de ouro ou de aço inoxidável são os mais seguros para os bebês, porque eles reduzem os riscos de infecção. Para evitar que a orelhinha fique inflamada, é indispensável manter uma rotina de limpeza dos furinhos, que pode ser feita durante o banho. Também é preciso girar delicadamente a jóia para que a cicatrização não aconteça de forma errada. Se a orelha do bebê inflamar, procure imediatamente um médico para que ele possa orientar sobre como resolver esse problema.

Com brincos ou sem brincos?

Há ainda as mamães que preferem não furar a orelha de bebê. Por ser um procedimento estético que é muito comum na nossa cultura, é bem aceito que se fure a orelha das crianças para que elas usem brincos. Os pais que optam por não fazer isso dão a suas filhas a escolha sobre o próprio corpo, sendo assim, elas poderão decidir se quiserem usar brincos quando forem mais velhas.

Afinal, a decisão a ser tomada deve ser feita pelos cuidadores da criança, sempre orientados por um médico para que não haja complicações nesse processo.

Leia mais:

O nascimento dos primeiros dentes do bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.